APAE: Uma inauguração emocionante

Quarta feira pela manhã recebi um telefonema me convidando para a inauguração do Centro de Convivência, Cultura, Esporte e Lazer da APAE. Achava que seria uma pequena cerimônia, mas pude presenciar uma inauguração que mexeu com os sentimentos de muita gente.

A APAE, todos sabemos, resgata a cidadania de pessoas com deficiências de algum tipo. Todos nós somos deficientes em algum ponto, mas aquelas pessoas são um pouquinho mais e não tinham um lugar onde o carinho e a atenção lhes permitisse sentir-se integrados na sociedade..
Para a inauguração estiveram presentes: a PRESIDENTE DA APAE-EUNICE FRANZ WAGNER; o AUTO DEFENSOR, ALEX PADILHA; a PRESIDENTE DO INSTITUTO GUGA KURTEN, ALICE KURTEN; a DEPUTADA ESTADUAL, DIRCE HEIDERSCHEIDT; o VICE-PREFEITO MUNICIPAL, DANIEL CANSIAN, representando o Prefeito Municipal; o GERENTE DE EDUCAÇÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, IVO SCHMITZ FILHO; a SUPERINTENDENTE EXECUTIVA DO INSTITUTO GUGA KURTEN, SILVANA MEDEIROS; o PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALFREDO WAGNER (REPRESENTANTE) VEREADOR JOÃO CONSTANTE DA CRUZ; a SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DE ALFREDO WAGNER, ALBERTINA MARQUES ROVER; a INTEGRADORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIVERSIDADE DA 13°SDR DE ITUPORANGA, CLEUSA MARIA THIESEN; a DIRETORA DA ESCOLA ESPECIAL ESPERANÇA, LÍDIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DORIGON. Um grande público composto pela Diretoria da APAE, simpatizantes e apoiadores da Escola Esperança.
O local, recem terminado, vai servir para as atividades educacionais e eventos organizados pela APAE de Alfredo Wagner. Aliás, você precisa visitar as instalações da Escola Esperança na Catuíra. É impressionante a limpeza e o clima de respeito e carinho que lá se respira.
Voltemos à inauguração. Após o canto do Hino Nacional e do Hino da APAE, os alunos fizeram uma apresentação artistica e deram o melhor de si, com muita alegria, muita humildade e muita confiança. Ter limitações nos traz esta grande vantagem: sermos humildes. Quem não é humilde não vê como é limitado!
As professoras… ah, as professoras! Algumas corriam de um lado para outro procurando ver o que faltava para a organização, providenciando para deixar tudo em ordem. Outras permaneciam por perto dos alunos, nem tanto para manter a ordem, mas para auxiliá-los em algo que eles precisassem, pois afinal a casa deles estava cheia de gente.
Não falarei das grandes damas de nossa sociedade, Dona Eunice, Dona Lídia, Dona Albertina, pois nós as conhecemos e sabemos como são autruístas e dedicadas para com a juventude e as pessoas menos favorecidas.
Também não falarei das autoridades presentes que todos conhecemos o Vice-Prefeito, Daniel Cansian, o Vereador João Constante.
Vou falar de uma mulher que eu não conhecia, Da. Alice Kurten, a mãe de nosso herói das quadras de tenis e fundador do Instituto que leva seu nome: Guga Kurten. O Instituto Guga Kurten através de projetos vem destinando até R$ 70.000 para as APAEs no Estado de Santa Catarina. O Centro de Convivência da APAE da Catuíra recebeu R$ 19.000,00. O dinheiro não é tudo neste mundo! Mas saber administrá-lo e destiná-lo para as causas que realmente merecem, aí sim é sabedoria.
Uma coisa me chamou muito a atenção no discurso que Da. Alice proferiu: ela agradeceu a APAE por aceitar a participação no projeto. Um projeto de grande envergadura que vai atingir mais de 120 APAEs em todo o Estado. Em seu curto discurso pudemos perceber toda sua cultura e humildade.
Após os discursos houve a inauguração da placa que perpetuará os nomes de todos os que ajudaram para que o projeto se tornasse uma realidade e, em seguida, servido um delicioso coquetel.
Nem tudo foi bonito… e me disculpem os leitores falar sobre isso. Aquela festa, tão linda por seu sentido de reconhecimento e amor, teve seu momento de propaganda politica indireta. Uma certa senhora, em seu discurso, em nenhum momento se dirigiu aos alunos ou às professoras para elogiar o progresso deles e a dedicação delas. Naquele discurso não existia a APAE, existia o partido dela e a subvenção conseguida com nosso dinheiro. Eu não gostei e falo que não gostei.
E as fotos? Pergunta a leitora. Faço questão de destinar um espaço grande para elas pois este evento merece todo destaque.

15 June, 2012

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.