Economia Negócios Notícias

Assinatura de carro durante temporada de verão pode ser boa opção para motoristas

A chegada do verão marca o período de alta temporada para serviços relacionados ao Turismo e Lazer. De acordo com dados da Decolar, empresa de viagens e locações, a busca por hotéis e pousadas cresceu 190% no último verão. Em paralelo, de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a busca por aluguéis e assinaturas de carros vem ganhando destaque e cresceu 15% também na última temporada.

Assinar um automóvel para um curto período é uma alternativa recente no mercado. A Turbi, por exemplo, empresa 100% digital de locação de veículos, vem oferecendo o serviço de assinaturas há menos de um ano e já vê a modalidade representar 40% de sua operação. De acordo com Luiz Bonini, Chief Growth Officer da Turbi, “tivemos uma alta de mais de 400% nas reservas a partir de 1 mês para assinaturas a partir da segunda quinzena de dezembro”, destaca o executivo.

Ainda segundo Bonini, para o motorista que quer viajar com a família ou amigos, uma assinatura de carro pode ser uma opção vantajosa por pelo menos 3 motivos: 

1. Comodidade para viajar de carro sem dor de cabeça

“Ao optar por uma assinatura de carro para passar as férias, você ganha toda o conforto de ter um carro para ir aonde quiser e levar sua família e amigos, mas não tem que se preocupar com a burocracia de ter um carro, pois poderá contar com assistência 24h, manutenção e a troca do veículo em caso de algum problema que inviabilize o uso do veículo”, destaca Bonini.

2. Assine pelo período que for mais conveniente

“As assinaturas são feitas para caber dentro da sua necessidade”, explica o executivo. “Você pode precisar de um carro para aproveitar as férias, para fazer uma mudança ou uma viagem de trabalho. A flexibilidade desse modelo de serviço é uma solução conveniente para quem precisa de um carro por um período curto, a partir de um mês”.

3. Depois da assinatura, você não vai mais querer “ter” um carro

A opção pode representar uma economia significativa em comparação com a aquisição tradicional, conforme revelado por um estudo do BTG. A análise indica uma redução de 40% em relação ao financiamento e 14% em relação à compra à vista. 

De acordo com Bonini, “Uma conta simples envolvendo os custos de financiamento, que implicam em juros de, em média, 26% ao ano, somados a manutenção, seguro, impostos e outros imprevistos, apontam que uma assinatura anual pode valer mais a pena do que uma compra financiada ou até mesmo á vista, principalmente se o comprador destinar o valor da entrada, financiamento, ou pagamento a vista do carro para um investimento em renda fixa”, finaliza o Chief Growth Officer da Turbi.

Artur Lopes
Executivo de atendimento