Feliz e Próspero 2018

Redator : Janeiro 1, 2018 12:28 am : Belezas de Alfredo Wagner/SC, notícia, Opinião

O Jornal Capital das Nascentes – Sou da Serra deseja ao Município de Alfredo Wagner, a você leitor e leitora, um ano repleto de realizações.

Apesar de mais um ano sem a edição impressa, procuramos manter online o que de melhor Alfredo Wagner pode oferecer: sua história, suas belezas, seu povo.

Este foi um ano de grandes realizações para todos nós, mas um ponto deve ser destacado: a consciência tranquila do dever cumprido! Não foi fácil. Sem recursos que pudessem oferecer uma expansão, o Jornal Capital das Nascentes – Sou da Serra, se manteve sempre informado e informando.

2018 começa com muitas promessas, se realizadas ou não, aqui estaremos, mantendo sempre uma linha editorial de equilíbrio e distinção, oferecendo a você leitor, a informação correta e verdadeira.

Desejamos que, neste ano que ora se inicia, seus sonhos se realizem, que seus objetivos sejam alcançados, que seus caminhos sejam trilhados com decisão, carinho e muito sucesso!

Feliz e Próspero 2018!

Leave a response »

Festa do Cinquentenário em 2011 –

Redator : dezembro 30, 2017 12:49 am : Belezas de Alfredo Wagner/SC, História

A praça da cidade ficou lotada como nunca se viu antes! Uma multidão veio comemorar os cinquenta anos de emancipação política de Alfredo Wagner.

50 bolos foram especialmente preparados, cada um representando um ano de vida politica-administrativa do Município. Antes, porém, os corais da Capital Catarinense das Nascentes fizeram uma belíssima apresentação de músicas natalinas. Formaram um coro só o Coral Municipal, o Coral Santa Thereza da Catuira, o Coral São Francisco de Sales do Rio Engano e o Coral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Regeram os corais Juliano Norberto Wagner e Zenaide Horst Weingartner. Após a apresentação do Grande Coral, a Secretária da Educação, Albertina Marques Rover fez uso da palavra, passando em seguida ao prefeito da época, Formiga, para encaminhar os festejos para o corte do bolo do cinquentenário.

É preciso lembrar que a tarde houve o lançamento da Revista do Cinquentenário com a entrega de exemplares aos colaboradores desta edição histórica.

Embora a atual administração menospreze a data da Emancipação Política e Criação do Município de Alfredo Wagner, configurando-se como a única cidade que não festeja a data de sua fundação, diversas pessoas tem lembrado deste momento e se manifestado através das redes sociais.

Veja algumas das fotos e um vídeo preparado com o Hino do Município para relembrar este grandioso dia.



Leave a response »

Parabéns Alfredo Wagner, 56 anos de Emancipação Política

Redator : dezembro 28, 2017 7:34 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Cultura, História, Memória, notícia, Opinião, Política

Alfredo Wagner, a Capital Catarinense das Nascentes, completa dia 29 de Dezembro de 2017, 56 anos de emancipação política, tendo sido desmembrada de Bom Retiro.

Esta é, em bela encadernação, a Certidão de Nascimento do Município de Alfredo Wagner, a Capital Catarinense das Nascentes.

A história, porém, é muito mais antiga e ela registra que o tempo deixou sinais de um passado muito, mas muito remoto. Temos publicado diversos artigos sobre nossa história e hoje queremos fazer apenas um resumo muito rápido. No Museu de Arqueologia da Lomba Alta, uma peça chama a atenção pela antiguidade: uma palmeira primitiva de mais de 300 mil anos, petrificada. Não só isso! Por aqui passaram répteis pré-históricos, cujos fosseis foram encontrados em terras alfredenses, demonstrando que por aqui passaram dinossauros. Índios de diversas tradições, há mais de 3 mil anos circularam poe estas terras deixando as marcas de sua passagem.
A história, porém, só começou a ser registrada, quando o homem civilizado passou por aqui.
Um republicano lageano, tendo fugido devido a revezes na revolução organizada nos anos de 1840 no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, veio se esconder nestas terras e tendo desistido de implantar a República no Sul do Brasil, resolveu pedir ao Império as terras que hoje fazem parte de Bom Retiro e Alfredo Wagner. Nos jornais antigos encontramos diversas publicações legais dando conta da reivindicação dos herdeiros de Serafim Muniz de Moura, o republicano, das terras pertencentes ao patriarca.
Este lageano pioneiro, Serafim Muniz de Moura, provavelmente, foi o primeiro a estabelecer uma ligação entre Lages e a capital da Província, Desterro. Uma curiosidade interessante que descobri, também em jornais antigos, na Colônia Militar Santa Thereza, por regulamento, eram proibidos possuir escravos, entretanto, nas terras do republicano Serafim haviam 4 escravos registrados.
O trajeto passou a ser frequentado por tropeiros e soldados, levando o Império a criação de uma Colônia Militar para proteção contra o ataque de índios, normalmente instigados por bandidos e renegados.
Assim, com decreto rubricado pelo Imperador Dom Pedro II criou-se a colônia nas proximidades do Morro do Trombudo, no ano de 1853, tendo sido, no ano seguinte, transferida para as margens do Rio Itajaí do Sul, onde atualmente se encontra a comunidade de Catuíra.
A Colônia Militar dedicada a Santa Thereza prosperou chegando a ter mais de 500 famílias. Seus produtos chegaram a ser levados para a Exposição Internacional de Baltimore, nos Estados Unidos, ocasião em que contou com a presença do próprio Imperador.
O golpe militar que implantou a República, mudou o destino da florescente colônia. Era preciso, assim pensavam os golpistas, apagar as lembranças do sucesso do Império do Brasil, por isso, foram enviados pesquisadores que buscasse alternativas para desviar a estrada, futura BR 282, que passava pela Colônia, transferindo-a para um trajeto bem maior, passando pela comunidade do Barracão.
O Município de São José, ao qual fazia parte a Colônia Militar Santa Thereza, por ordem do governo republicano, foi picotado, ficando reduzido a poucas terras, passando as comunidades e distritos a pertencer a Palhoça. Outra divisão, posteriormente, nos juntou a Bom Retiro até a emancipação do município.
A Câmara Municipal de Bom Retiro, sempre contava com um ou dois vereadores pertencentes às terras que hoje fazem parte de Alfredo Wagner. Quando o Governo Federal estudou a possibilidade de criar novos municípios, os vereadores começaram uma articulação política para a emancipação. Após estudos, definição de comunidades que fariam parte e as divisas, foi aprovada na Câmara de Vereadores a criação de Alfredo Wagner, cujo nome foi escolhido para homenagear um cidadão honrado, honesto e trabalhador que adotou estas terras para sua morada, Alfredo Henrique Wagner, já falecido na ocasião e patriarca de grande e laboriosa família.
Tendo a Câmara de Vereadores aprovado o desmembramento e a criação do município, coube ao Presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina,
assinar o Decreto nº criando o Município de Alfredo Wagner.
A história da Capital Catarinense das Nascentes é muito rica; seu povo, glorioso, por um passado de lutas e vitórias; sua cultura, exuberante, pela mistura de povos e etnias; sua gastronomia, deliciosa, pela mistura de sabores das diversas nações que colaboraram para sua construção.
PARABÉNS ALFREDO WAGNER, QUE O SENHOR BOM JESUS E NOSSA SENHORA DO SORRISO TE ABENÇOE E A SEU POVO TRABALHADOR!

Leave a response »

A alma alfredense é musical!

Redator : dezembro 22, 2017 11:14 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Cultura

Toda casa, na Capital Catarinense das Nascentes, tem um violão, uma gaita, um pandeiro, uma flauta. O município de Alfredo Wagner é musical e sua alma, quando pode, canta! Este é um exemplo, o Baiano, filmado por Geraldo Dorigon, dando um show com sua gaita.

Leave a response »

Resultado do Premio Professores do Brasil

Redator : dezembro 18, 2017 10:06 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC

Transmissão do Prêmio Professores do Brasil de acordo com o site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/  no palco representando Alfredo Wagner a Prof. Carol Pereira!

RESULTADOS

VENCEDORES NACIONAIS
TRANSMISSÃO DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Leave a response »

Alfredense na capa do DC – edição impressa

Redator : dezembro 18, 2017 5:44 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Cultura, notícia

O Diário Catarinense em sua edição impressa trouxe em destaque as professoras vencedoras da etapa estadual do Premio Professores do Brasil, entre elas o sorriso bem alfredense se destaca: Carol Pereira que está em São Paulo para a etapa final do Prêmio, levando o nome do Município de Alfredo Wagner, mais uma vez, para todo o Brasil.

O Governo Federal, afim de promover políticas educacionais a nível de Brasil, realiza todos os anos o Premio Professores do Brasil. São várias etapas: A) EDUCAÇÃO INFANTIL: CRECHE – B) EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ-ESCOLA – C) ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS INICIAIS – CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º E 3º ANOS – D) ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS INICIAIS: 4º E 5º ANO – E) ENSINO FUNDAMENTAL: 6º AO 9º ANO – F) ENSINO MÉDIO.

Além da premiação em dinheiro e viagens, os profisionais são convidados a participar do programa Sala de Professor e Salto para o Futuro da TV Escola, além de terem seus trabalhos publicados e divulgados pelo Ministério da Educação e instituições parceiras.

Já publicamos sobre o prêmio no http://jornalaw.com.br/2017/10/25/alfredense-ganha-premio-estadual/  e, agora, com satisfação, e aguardando os resultados oficiais com a declaração dos vencedores, publicamos a capa e a matéria do DC.

Boa Sorte Carol Pereira!

Leave a response »

O Natal no Recanto da Arte

Redator : dezembro 11, 2017 4:17 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Fotografia, notícia

O espírito natalino, que nesta época do ano, tudo transforma, acrescentando beleza, luzes e paz, tem no Recanto da Arte, a Casa do Papai Noel o seu lugar preferido!

Nascido das dificuldades, abençoado pelo presépio e frequentando por uma verdadeira multidão ao longo de mais de 17 anos, o Recanto da Arte, local onde a família do Coquinho expõe a arte e a cultura do Natal, mais uma vez este ano, abre suas portas para compartilhar as belezas e o espírito natalino.

Para recordar este local de bençãos e paz, convidamos o leitor a assistir estes videos e depois visitar pessoalmente a verdadeira Casa do Papai Noel em Alfredo Wagner. o Recanto da Arte.

Leave a response »
« Page 1, 2, 3 ... 11, »