Semana da Pátria 2017

Redator : setembro 3, 2017 8:11 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Cultura, notícia, Sociedade

Cronograma Semana da Pátria 2017

Escola e Família – Semeando Paz e Amor

 

Segunda-feira – 04/09 – Abertura da Semana da Pátria

9:00h – Apresentação da Fanfarra na Praça da Bandeira

9:30h – Abertura da Semana da Pátria nas escolas com hasteamento da Bandeira e execução do Hino da Independência.

9:45h – Contação de histórias – Projeto Sesc – Educação Infantil

10:00h – Início do Projeto de Educação Física – Vaquinha Parada

Terça-feira – 05/09 – Atletismo Escolar no Parque de Exposições – Futsal e Voleibol no Ginásio Rogerão

8:30h – Início das competições das turmas do matutino – Parque de exposições

8:30h – Início dos jogos – Ginásio Rogerão

9:00h – Início do Projeto de Educação Nutricional – Biscoitinho de Cebola

13:30h – Início das competições das turmas do vespertino – Parque de exposições

13:30h – Início dos jogos – Ginásio Rogerão

Quarta-feira – 06/09 – Apresentação da Fanfarra nas Escolas Municipais

9:00h – Apresentação da Fanfarra e ensaio do Desfile Cívico na E.B. Passo da Limeira

10:30h – Apresentação Da Fanfarra e ensaio do Desfile Cívico na E.R. Balcino Matias Wagner

14:30h – Apresentação da Fanfarra e ensaio do Desfile Cívico na E.B. Passo da Limeira

16:00h – Apresentação Da Fanfarra e ensaio do Desfile Cívico na E.R. Balcino Matias Wagner

Quinta-feira – 07/09 – Desfile Cívico

08:00h – Caminhadas e Corridas

08:45h – Premiação

09:15 – Apresentação Cultural e Artística

09:45 – DESFILE CÍVICO

Leave a response »

A Capital das Nascentes no Instagram

Redator : agosto 27, 2017 6:46 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Fotografia, notícia

O surgimento das redes sociais possibilitou a divulgação de uma infinidade de temas e assuntos. O Jornal Capital das Nascentes participa de algumas destas redes, sendo o Facebook onde divulgamos as postagens realizadas neste site.

O Instagram é uma rede onde também estamos presentes, com um diferencial: a rede é usada para divulgar a história e as belezas da Capital Catarinense das Nascentes.

Arqueologia, história, personagens, belezas, panoramas, etc são os temas das fotografias que lá são postadas. As fotografias são tiradas por Mauro Demarchi, mas com a devida autorização, já publicamos clicks de outros fotógrafos. E você, tem Instagram? Já adicionou https://www.instagram.com/jornalcapitaldasnascentes ou curtiu nossas postagens? Então, acesse o link e comece já!

Leave a response »

Os Ipês da minha terra

Redator : agosto 26, 2017 11:38 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Cultura, Fotografia, notícia

Quando o inverno vai caminhando para o fim, quando as temperaturas extremas vão dando lugar a um calorzinho aconchegante, os Ipês florescem. Em fins de Agosto, florescem os ipês, trazendo uma nota de alegria e bem estar. Quanto mais frio o inverno e seco, mais possibilidades do pé carregar de flores.

Esta árvore da floresta tropical e temperada encontra-se por todo o Brasil em suas variantes dourada. lilás, branco e vermelho (exemplares desta cor, raros, foram avistados na Floresta Amazônica). É uma planta que possui os dois sexos, portanto, ela pode, se estiver sozinha num campo ou mata, reproduzir-se e recomeçar um bosque. O Ipê, também gosta de solo úmido, mas não encharcado, plano com pouca declividade.

Em inglês tem um nome muito característico: golden trumpet – trompete dourado. A flôr de um arbusto também tem este nome, mas, sem exagerar, o nome calha melhor para o nosso Ipê.

Os ipês que ornam a praça (como nós alfredenses chamamos o centro administrativo, financeiro, comercial e político de Alfredo Wagner) foram plantados por um bisneto do Patrono do Município Juliano Norberto Wagner que, à época, era vice-prefeito. Hoje, as árvores estão florindo, embelezando a Capital Catarinense das Nascentes.

Vá lá ver! É um espetáculo floral lindo de se ver mas que dura pouco tempo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leave a response »

Aventure-se!

Redator : agosto 24, 2017 10:10 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC

Explore, Aventure-se e viva esta adrenalina!
O relevo montanhoso da região de Alfredo Wagner é um convite para os amantes do MTB!
No vídeo imagens da região da Pedra Branca e Santa Barbara, encostas da serra no extremo norte da serra geral!

Leave a response »

“Espero que vivas muitas aventuras ao lado de Eva!”

Redator : agosto 13, 2017 12:08 am : Belezas de Alfredo Wagner/SC, Cultura, História, Memória, notícia

É impossível não gostar da pequena Eva personagem principal do livro de Carol Pereira: “As aventuras de Eva Schneider” lançado recentemente no I Festival de Inverno de Alfredo Wagner.

A pequena é aventureira, corajosa, inteligente, destemida… lembrou alguém?? Sim, a autora se retrata e transmite seu espirito aventureiro pelas páginas do livro.

A primeira aventura a leva conhecer o “Terrível Martinho Bugreiro”.

Este personagem da nossa história, meio bugre, cujos pais foram mortos pelos índios quando ele ainda era pequeno, nutria um ódio mortal pela etnia xokleng. Ele foi contratado pelo governo Republicano para dizimar com o povo indígena. Como era meio bugre, ele conhecia todos os hábitos e costumes dos índios e sabia como agir. O povo indígena que habitava a Serra Catarinense e o Planalto Serrano tinha origem em uma guerra fratricida. Há muitos anos atrás três ramos sobreviviam por estas terras. Um deles mudou-se para o Rio Grande do Sul e muitos séculos depois se miscigenou com os portugueses. Os dois ramos que permaneceram, um ficou na região de Lages e outro foi para a região de Blumenau. Num determinado momento da história destes povos, os índios da região lageana emboscaram os que moravam mais próximos do litoral matando, sem piedade, todos os homens da grande tribo, levando com eles as mulheres e as crianças. Talvez conhecedor deste fato, não sabemos, mas o que se sabe é que Martinho Bugreiro agia da mesma forma. Matava os índios, deixando as mulheres e suas crianças. Seu modo de agir era em tudo semelhante aos indígenas. Acompanhavam a presa sem que a mesma tomasse conhecimento que era seguida. Deixava que adormecessem… então atacava. Um de seus homens, certa vez, abusou de uma índia. Segundo contam, o próprio Martinho Bugreiro executou a sentença de morte após julgamento sumário.

Isto que eu contei não está no livro da Carol Pereira… não, eu não iria estragar o seu prazer em ler o primeiro capítulo.

O segundo capítulo fala do tesouro escondido no Campo dos Padres. Essa região, da qual Alfredo Wagner faz parte, é uma enorme extensão com as maiores altitudes da Serra Geral no Sul. Em algum lugar destas montanhas altaneiras, quando fugitivos do governo do Marques de Pombal, os Jesuítas esconderam (diz a lenda) um tesouro… e uma das aventura da Carol (digo Eva Schneider…) foi descobrir onde estava enterrado. Uma aventura que me fez pensar… será que alguma coisa não era realidade?

O terceiro capítulo desta emocionante aventura, tem um dedinho meu… No desenho que abre o capítulo (e na capa do livro também), aparece a figura de um soldado da década de 1850. Pintei digitalmente este desenho, utilizando outro feito a bico de pena que encontrei na internet. O Soldadinho é o nosso Santo. Ele tem uma história muito triste que é contada de geração em geração, mas se desconhece o seu verdadeiro nome, origem e família. Numa noite gelada, contam os antigos, um pelotão fugido de Desterro se encontravam na Estrada das Demoras, perto da Colônia Militar Santa Thereza, quando a nevasca aumentou. Um soldado, já doente, foi ficando para trás. Quando os seus companheiros chegaram no destino notaram que ele não estava junto deles. Voltaram até uma certa altura, mas era tanta neve que tiveram que desistir das buscas. No dia seguinte, encontraram o soldadinho morto congelado, tentando acender um maço de palha para se aquecer. Ali mesmo o enterraram e começaram as peregrinações ao túmulo que foi sendo, ao longo do tempo, reformado e melhorado. O local conhecido como Soldadinho, já foi mais visitado, até que um padre, disse que o corpo do soldado não estava mais lá, que tinha sido levado pelos familiares. De onde ele tirou essa informação, nunca disse. O certo é que após este dia os devotos foram escasseando. Hoje ainda vai gente lá rezar e pedir as graças ao Soldadinho.

Não vou analisar cada capítulo, não… mas convido o leitor a conhecer:

  • O presente da Imperatriz
  • O amigo Katze
  • Quebra Dentes e a lenda do tesouro inca
  • Lembranças de uma tarde chuvosa
  • O reencontro
  • A cobra e a bruxa
  • A erva rejeitada por Deus
  • Eterna em seu coração
  • O enigma da ponte
  • Der geburtstag, ostern e o Nego Tony
  • Retorno às raizes
  • Antes do presente
  • O mistério da bica-d´água
  • Lar é onde estou com vocês
  • A casa mal-assombrada
  • As bruxas da Ilha de Santa Catarina
  • O final do segredo
  • A arca de Tutankâmon – I e II
  • Dou graças

Eu me encantei com os personagens e a escolha de cada um. Sabu e Ceci, preferiram morar com Tio Albert e Tia Matilda apesar de sentiram atração pela volta à vida indígena. O Frei Angelo, um verdadeiro homem de Deus. Até a papagaio bijuca é encantador.

Leia o livro! Tenho certeza que você vai gostar! Depois me diz se eu não tinha razão…

 

 

 

Leave a response »

Prefeitura avisa: “Seu cachorro é de estimação, nosso jardim também

Redator : agosto 11, 2017 5:16 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, notícia

De acordo com orientação do Ministério Público foram instaladas na Praça da Bandeira e na área verde do Trevo da Cidade, algumas placas lembrando os frequentadores de recolherem as necessidades de seus animais de estimação.
A orientação é para que os proprietários de animais tenham bom senso e responsabilidade e se preocupem em levar uma sacola ao sair com seu animal, para realizar o recolhimento das fezes, colocando-as em locais adequados.
A Praça da Bandeira é frequentada diariamente por centenas de pessoas, que se deparam com sujeita vinda das fezes e outros incômodos gerados pelas mesmas. Além disso, entre os frequentadores existem crianças que frequentam o parquinho e estão suscetíveis a adquirir doenças.
A iniciativa das placas é no sentido de conscientização sobre a educação e convivência destes animais em locais públicos. As recomendações valem para todos os espaços.
“Os donos de animais domésticos têm direito de passear com eles em vias públicas, mas devem manter a cidade limpa, levar dentro da bolsa uma sacola para recolher as fezes de seus animais e coloca-las nas lixeiras é uma prática que visa manter a cidade limpa e a saúde pública. ”
Colabore com nossa cidade, quem cuida recolhe!

Leave a response »

6º Duelo de Anita – 2017 – Mais um evento de sucesso!

Redator : julho 30, 2017 10:56 pm : Belezas de Alfredo Wagner/SC, notícia, Turismo

Foi realizado com todo sucesso o 6º Duelo de Anita, campeonato de laço especial para mulheres. O Parque de Exposições Vilson Kleinubing em Alfredo Wagner – SC, recebeu amazonas e cavaleiros para esta festa do tradicionalismo sulino. Foram três dias de intensa atividade que começou no dia 28 e só terminou hoje, domingo, atraindo amantes do esporte de várias partes do Brasil. A Taça Giuseppe Garibaldi, com premiação de R$ 3.000,00 mais trofeu, aguardava os vencedores.
Assim que sairem os resultados oficiais estaremos publicando pelas páginas deste site.

Leave a response »
« Page 1, 2, 3 ... 9, »