Diagrama de Venn, você sabia quem o criou?

Matemático John Venn lembrado com google doodle que destaca a sua obra

SEGUNDA-FEIRA, 04 AGOSTO 2014 10:12 | ANTÓNIO HENRIQUES
Um google doodle homenageia John Venn, matemático inglês que nasceu há 180 anos, em Kingston upon Hull, a 4 de agosto de 1834. Neste doodle, é criado o trabalho onde John Venn se destacou: os ‘Diagramas de Venn’, que tinham como finalidade organizar a pesquisa, através de uniões e interseções.Um doodle assinala, nesta segunda-feira, 180 anos sobre o nascimento de John Venn, matemático e filósofo inglês que nasceu em Kingston upon Hull, no dia 4 de agosto de 1834 e viria a morrer em Cambridge, no dia 4 de abril de 1923.

John Venn estudou e viria a lecionar no Caius College da Universidade de Cambridge, onde desenvolveu a sua obra mais notória, no campo da Matemática.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

O britânico destacou-se por um trabalho que viria a receber o seu nome, em sua homenagem: os ‘Diagramas de Venn’, cujo objetivo era organizar a pesquisa, através de uniões e interseções. Aliás, o google doodle de hoje simula precisamente esse exercício criado por John Venn.

Nos casos mais simples, os diagramas que John Venn desenvolveu são representados em círculos, que se sobrepõem de forma parcial.Os ‘Diagramas de Venn’ são uma representação de conjuntos de dados, que permite estabelecer ligações entre eles – partilhando os pontos em comum.

A partir de um enunciado específico, o exercício leva a que partes partilhem o mesmo espaço.

Divididos de forma circular, por exemplo, os campos internos comuns a dois ou mais conjuntos representam a sua interseção.

Por outro lado, John Venn estabeleceu nestes diafragmas que todo o espaço de um ou outro conjunto representa sua união.

Por exemplo, num diagrama de dois conjuntos – tal qual aquele que o google doodle nos apresenta, são definidos dois pontos em comum: animais que voam, por exemplo.

A partir da definição destas especificidades, é possível agrupar diferentes animais e objetos, que partilham essas caraterísticas.

John Venn partiu da simplicidade dos diagramas, mas conseguiu chegar mais além.

Este trabalho de John Venn, criado no século XIX e publicado em julho de 1880 na ‘Philosophical Magazine and Journal of Science’, foi mais além do que exercícios anteriores, da autoria de Leibniz e Euler.

O método de Venn era mais simples e claro do que os sistemas anteriores, pelo que foi incluído no programa de Matemática, em meados de 1960, dentro da chamada “Matemática Moderna”.Hoje, um google doodle recorda John Venn, no dia em que se assinala o 180.º aniversário do seu nascimento. É a teoria levada à prática, permitindo perceber ainda melhor os ‘Diagramas de Venn’.

img.gif?ukey=agxzfnNpZ25hbHNjcnhyGAsSC1VzZXJQcm9maWxlGICAgP2nrtAIDA&key=eacc4923-399e-414e-ef6e-73120985bef7