IOF nas compras com cartão de crédito a partir de setembro …

OPERADORAS VÃO COMEÇAR A COBRAR IMPOSTO EM QUALQUER COMPRA COM CARTÃO DE CRÉDITO.

Usar o cartão de crédito vai ficar mais caro a partir de setembro deste ano de 2014, quando passa a valer a resolução do Banco Central (BC) que autoriza a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Com isso, será tarifado 0,38% sobre qualquer compra ou operação com cartão.

-

Receba as principais informações do portal no canal de leitores do WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaEfKxEGZNClUZEkuF1V

A economista Jane Noronha explica que o BC PASSOU A CONSIDERAR que, ao efetuar uma compra com cartão de crédito, o consumidor está adquirindo, na verdade, um empréstimo, uma vez que ganha prazo para pagar.

“É exatamente sobre este tipo de operação (empréstimo) que o IOF sempre incidiu. O que está mudando é o conceito do que seria uma operação feita com o cartão de crédito”.

A economista destaca que a cobrança vai incidir até quando o consumidor recorrer ao cartão para pagar contas de energia ou de água. “Quando você trazia a sua cota da Cemig e da Copasa para o cartão de crédito, o que você estava fazendo era adiar esse pagamento. Portanto, todo esse bolo passa agora a pagar 0,38%.

Quem faz compra internacionais com o cartão de crédito, operação que já incidia cobrança de IOF de 6,38%, terá que desembolsar mais 0,38% do imposto.

JUROS
As taxas de juros cobradas pelas operadoras de cartões de crédito no Brasil são as mais altas do mundo, superando 300% ao ano, em média. O principal custo é com a anuidade, que pode chegar a R$ 600.

Além disso, os juros do crédito rotativo, cobrados quando a fatura não é paga até o dia do vencimento, podem ultrapassar 800% ao ano. Já o percentual pago pelo consumidor que necessita fazer um saque chega a 600%.

Usuários de cartão de crédito ouvidos pela reportagem da Itatiaia não gostaram de saber que terão mais uma despesa na fatura.

“Aí é fria. Melhor usar dinheiro”, disse Jonas Davidson, ao saber da nova cobrança.
(FONTE: Rádio Itatiaia)

Desse jeito, agora é melhor comprar com o cartão de crédito somente na modalidade "débito".

Se preferir comprar a prazo, é melhor fazê-lo diretamente no carnê da empresa, em número de prestações em que não sejam cobrados juros em relação ao preço à vista.

Agendamento de contas no Cartão de Crédito do BB já estão sendo gravadas com taxas, por considerarem que os dias entre o pagamento à loja, pelo Banco e a data do vencimento do Cartão devem ser considerados como empréstimos.

ENFIM, VAMOS ESPERAR AS REAÇÕES DAS OPERADORAS DE CARTÕES DE CRÉDITO, QUE CERTAMENTE SAIRÃO PERDENDO TAMBÉM, DIANTE DA ALTERNATIVA DO CONSUMIDOR PAGAR NO CARTÃO DO DÉBITO OU ATRAVÉS DO JÁ QUASE APOSENTADO CARNÊ DAS REDES DE LOJAS .

img.gif?ukey=agxzfnNpZ25hbHNjcnhyGAsSC1VzZXJQcm9maWxlGICAgP2nrtAIDA&key=0a653383-defb-423d-ca84-877ad1751c07