Na Agrishow em Ribeirão Preto protestos contra Dilma encurtam cerimônia

Ato anti-Dilma abrevia cerimônia de abertura da Agrishow em Ribeirão

Vaiado, vice-presidente Michel Temer evitou discurso e entrevista coletiva. Manifestantes ergueram cartazes contra o governo federal e fizeram apitaço.

Felipe TurioniDo G1 Ribeirão e Franca

4138145.jpg

Um grupo de manifestantes com cartazes e faixas contra o governo federal protestou durante a cerimônia de abertura da 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), na manhã desta segunda-feira (27), em Ribeirão Preto (SP).

saiba mais

Presentes no evento e compondo a mesa de autoridades, o vice-presidente Michel Temer(PMDB) e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, cancelaram os discursos durante a cerimônia por causa do protesto, ao contrário do que previa o protocolo inicialmente divulgado pela assessoria de imprensa do evento.

Também presente, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), evitou falar ao público por causa do protesto, embora tenha sido aplaudido por parte dos manifestantes. Ele concedeu entrevista aos jornalistas durante a visita aos estandes da feira, e na caminhada, negou a existência da greve dos professores da rede estadual.

Abertura da Agrishow tem protesto contra o governo Dilma Rousseff e contra a corrupção (Foto: Érico Andrade/G1)Abertura da Agrishow tem protesto contra o
governo Dilma e corrupção (Foto: Érico Andrade/G1)

Na cerimônia, que durou 30 minutos, manifestantes do Grupo Brasil Limpo realizaram um apitaço e um buzinaço com palavras de ordem contra a presidente Dilma Rousseff e o PT. Segundo os organizadores, 80 pessoas fizeram parte do protesto, que pedia mudanças no governo e no Superior Tribunal Federal (STF). “O nosso protesto é contra a corrupção”, afirmou Jorge Rosa, um dos integrantes do movimento.

A manifestação alterou a agenda dos políticos no evento e uma coletiva de imprensa organizada pelo Planalto com o vice-presidente foi cancelada, já que no lado oposto do corredor onde estavam os jornalistas estavam os manifestantes com buzinas e apitos. “Aqui ele [Temer] não fala, ele não representa o Brasil, ele está lá, mas não representa o Brasil”, disse Rosa.

A ministra Kátia Abreu falou com os jornalistas logo em seguida, mas em outro ponto da feira. Ela anunciou planos para uma lei agrícola que deverá ser implantada com diretrizes para a agricultura a longo prazo.

Manifestante mostra cartaz após o vice-presidente da República Michel Temer cancelar discurso na Agrishow (Foto: Érico Andrade/G1)Manifestante mostra cartaz após o vice-presidente da República Michel Temer cancelar discurso na Agrishow (Foto: Érico Andrade/G1)Alckmin e Temer participavam de cerimônia quando manifestantes deram início a ato em Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade/G1)Alckmin e Temer participavam de cerimônia quando manifestantes deram início a ato em Ribeirão (Foto: Érico Andrade/G1)

f18dQhb0S7ks8dDMPbW2n0x6l2B9gXrN7sKj6v4dZ1HW8pTv1M3LQdS0N63Bt0PQFLCHW6wfSj71k1H6H0?si=4857034627350528&pi=f7014a13-c479-43b7-a3f4-21f614ca4d72