Brasil tem 268 museus de ciência
Com informações do MCTI – 07/05/2015
[Imagem: Divulgação/Governo do ES]
Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil
O novo Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil traz informações sobre 268 espaços científico-culturais espalhados pelo País. O guia funciona como instrumento de divulgação ao público em geral, em especial às escolas.
Do total de espaços, 155 estão no Sudeste; 44, no Sul; 43 no Nordeste; 15, no Centro-Oeste; e 11 no Norte.
O guia contém informações sobre museus, planetários, jardins botânicos, zoológicos, aquários, unidades de ciência móvel e associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia no País.
O número de unidades presentes no catálogo aumentou em 41% em relação à edição anterior do Guia, lançado em 2009, quando foram registradas 190 unidades no País.
Além do apoio do MCTI, o material é resultado do esforço da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Museu da Vida/Fiocruz.
Ainda é pouco
O professor do Instituto de Física da UFRJ, Ildeu de Castro Moreira, lembra que, na última década, a visitação anual a centros e museus de C&T também cresceu: de 4% para cerca de 10%.
Para ele, há grandes desafios a serem superados, pois embora tenha-se registrado o crescimento da quantidade de espaços científicos e da presença do público, os números ainda são insuficientes para as dimensões do País e de sua população.
"É um número ainda muito pequeno. E ele não se aplica aos jardins botânicos, zoológicos e parques ambientais, para os quais a visitação atinge cerca de um quarto da população brasileira. A distribuição desigual desses espaços, regional e socialmente, é outra marca a ser superada", afirmou.
O secretaria.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.