Há 82 anos de história gerando e preservando vidas
Viva na memória e no coração das pessoas, a história do Hospital Bom Jesus se confunde com a trajetória do município de Ituporanga/SC. Tendo como transporte uma simples charrete e carregando no peito muito amor e devoção, algumas irmãs franciscanas resolveram dar início a um projeto, que mais tarde se tornaria referência em saúde na região da cebola.
Foi em 1936 que as primeiras estruturas começaram a ser levantadas. Tábuas, telhas, pregos e muito suor. Os trabalhos foram árduos e as dificuldades constantes. Mas nada tirou a força de vontade de pessoas que lutavam por uma causa maior, a saúde da população. “Era uma época de muitas doenças e epidemias. Havia uma grande necessidade assistencial à população. Foi quando três irmãs resolveram fazer a diferença e deram início ao Hospital de Caridade Bom Jesus de Salto Grande, que mais tarde tornou-se apenas Hospital Bom Jesus”, relembra a diretora geral do instituição, Irmã Edelir Stupp.
De lá pra cá, obviamente, muita coisa mudou. A instituição passou por reformas e ampliação e assim como o tempo, que não para, a história foi se construindo.
Convênio
Nesta manhã foi realizada a assinatura de ordem de serviço de convênio no valor de R$ 500 mil referente recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça para a aquisição de um tomógrafo computadorizado para o Hospital Bom Jesus de Ituporanga. O assessor parlamentar Jerry Comper, representou o Deputado Aldo Schneider, presidente da ALESC, na solenidade. Também estavam presentes o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul Elias Souza, o Deputado Estadual Milton Hobus, o prefeito Lorinho Fragas, a diretora geral do Hospital Edelir Stupp e demais lideranças.