A vida legislativa em Alfredo Wagner levou quase 108 anos para ter a instalação da sua Câmara de Vereadores, desde que Dom Pedro II rubricou o decreto criando a Colônia Militar Santa Thereza.
A Colônia Militar seguia um estatuto próprio para as colônias do tipo e, embora, possuíssem cartórios, era administrada por uma direção militar. Neste período já haviam representantes da Colônia na Câmara de Vereadores de São José. Passando a pertencer a Palhoça, quando da criação daquele município, também foram eleitos representantes da ex-colônia, Santa Tereza. Ao ser fundado Bom Retiro em 1923, e as terras pertencentes a futura Alfredo Wagner passam a fazer parte do novo município, os alfredenses também tiveram representação política na recém fundada Câmara de Vereadores. Entre os Conselheiros Municipais estava Cezário Henrique Netto (que fora Juiz de Paz em 1905 em Santa Thereza) e José Pedro Rozar (também de Santa Thereza).
A fundação de Alfredo Wagner se deu em 1961 e teve como primeiro Prefeito o Major Pedro Borges, que pode organizar a vída política do município e assim preparar as eleições em 1962 que elegeram o Prefeito Alfredo Wagner Junior (na época não se elegia o Vice-Prefeito) e os Vereadores Wilibaldo Wessler, Renato Antônio Harger, Jaime Machado, Wilmar Iahn, Alexandro Gamba e Noé Vieira de Souza.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.