notícia

Projetos de alimentação consciente na escola são premiados em SC

Concurso promovido pelas empresas que fornecem as refeições escolares estimula melhorias no ambiente em que os alunos se alimentam. As sete unidades com melhores propostas ganharam troféus e TVs 39’’

Comer com regularidade, com atenção e em boa companhia são princípios previstos no Guia Alimentar da População Brasileira e que passaram a ser ainda mais reforçados nas escolas de Santa Catarina com o concurso Bons momentos são feitos para dividir, promovido pelas empresas Nutriplus e Risotolândia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED).

Os 107 projetos, inscritos pelas unidades estaduais de ensino até o mês de setembro, apresentaram ações práticas para tornar o recreio dos estudantes mais agradável junto aos colegas, cumprindo os princípios da Comensalidade. As sete escolas ganhadoras recebem os prêmios – um troféu e uma TV de 39″ para cada vencedora.

Escolas de diferentes regiões como Araranguá, Florianópolis, Brusque, Chapecó, Curitibanos, Joinville e Lages foram destaque no concurso.  Duas escolas estaduais da região do Extremo Sul tiveram seus projetos classificados, entre elas a EEB Abel Esteves de Aguiar, de Praia Grande, com o tema ‘Alimentação saudável: alimente-se dessa ideia’, que conquistou o primeiro lugar e recebeu um televisor e a EEB Morro Chato, de Turvo, com o tema ‘Comer, comer!!! Comer para viver melhor’, que obteve a segunda colocação e recebeu um troféu.

Entre as ações desenvolvidas nas unidades escolares, inseridas no projeto estavam palestra com nutricionista, saídas de campo, cultivos na horta, visita à feiras, lanches cooperativos, entre outras. Os critérios de escolha dos vencedores foram coerência das ações com o tema proposto, clareza, originalidade e criatividade. Os trabalhos eram inéditos e foram especialmente elaborados para o concurso.

De acordo com Renata Maluly, nutricionista da Risotolândia, além de suprir as necessidades biológicas, a alimentação é uma prática repleta de sentido no âmbito da vida. “O ato se alimentar carrega valores simbólicos e aspectos subjetivos como prazer, lembranças, solidariedade e alegria”, afirma. Ela destaca que o objetivo do concurso é também trabalhar esse lado emocional das refeições no ambiente escolar.

Sobre o concurso:

· As inscrições foram feitas entre 02 de abril e 15 de setembro, conforme regulamento divulgado nas escolas.

· Participaram escolas públicas estaduais de ensino médio e fundamental atendidas pelas empresas que prestam serviço de alimentação escolar ao Governo do Estado.

·  Os projetos devem ser inéditos, desenvolvidos pela equipe pedagógica com a participação dos alunos exclusivamente para o concurso.

·  A escolha dos ganhadores segue a avaliação de critérios como coerência das ações com o tema proposto; clareza originalidade e criatividade.

·  A divulgação das escolas vencedoras e entrega da premiação ocorrerá entre outubro e novembro de 2018.

· Como premiação as empresas entregam TVs 39” a sete escolas, uma para cada lote atendido pelas empresas Nutriplus e Risotolândia; além de 26 troféus das mesmas empresas para os melhores projetos registrados por GEREDs e Unidades de Atendimento no estado.


Confira as escolas da Risotolândia premiadas com uma TV 39’’

Florianópolis

EEB Nossa Senhora

Araranguá

EEB Abel Esteves de Aguiar

Brusque

EEB Ivo Silveira


Confira as escolas da Nutriplus premiadas com uma TV 39’’

JOINVILLE

Escola: EEF Prof. Osmarina Batista Betkowski

CHAPECÓ

Escola: EEB Cristo Rei

CURITIBANOS

Escola: EEB Urbano Salles

LAGES

Escola: EEB Leovegildo Esmério da Silva


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.