Continuemos nossas homenagens com a biografia de Dom Sérgio de Deus Borges, alfredense bispo auxiliar de São Paulo. Retiramos o texto do site oficial da Arquidiocese de São Paulo:
Dom Sergio de Deus Borges nasceu em Alfredo Wagner (SC) no dia 4 de setembro de 1966. Realizou os estudos filosóficos com os Freis Capuchinhos em Ponta Grossa (PR) e os estudos teológicos no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR).
É também licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e tem especialização em gestão do ambiente escolar pela mesma Universidade. Fez mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e tem especialização em Direito do Matrimônio e da Família, pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, de Roma. É doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires.
Foi ordenado presbítero no dia 6 de fevereiro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Cornélio Procópio (PR) onde exerceu as funções: Pároco da Paróquia São Miguel e São Francisco (1993-1997); Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores (1994-1997, 2000-2012); Assessor da Pastoral da Juventude (1992-1995); Assessor da Pastoral do Dízimo (1995-1997); Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (2001-2003); Assessor da Pastoral Familiar na Diocese (2000-2006); Reitor do Seminário Maior São José (2000-2011); Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho, desde 2011.
Exerceu as seguintes atividades acadêmicas: Professor de Direito Canônico do Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina, PR. (2001-2004) e Diretor do mesmo Instituto (2003-2004); Diretor do Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus de Londrina (2005-2007), e Professor da mesma Universidade, desde 2005. Professor e Coordenador do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, em Londrina, desde 2005.
Exerce o cargo de Juiz do Tribunal Eclesiástico Inter-diocesano de Londrina, desde 2001; no mesmo Tribunal, foi Vigário Judicial Adjunto (2003-2006); e Vigário Judicial, desde 2007. É Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, desde 2011.
Sua ordenação episcopal ocorreu, em 18 de agosto de 2012, em Cornélio Procópio (PR), e a tomada de posse como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, se dá na Catedral da Sé, dia 02 de setembro de 2012, e no mesmo dia foi acolhido como vigário episcopal para a Região Santana.
No mesmo dia, Dom Sérgio foi acolhido calorosamente na região Santana. A celebração teve início às 19h na paróquia Sant’Ana.
Em sua homilia, após refletir sobre a Liturgia da Palavra, Dom Sérgio disse:
“Muitos me perguntaram: o que o senhor vai fazer em São Paulo? Qual o seu programa de trabalho? Eu respondi e repondo: em São Paulo eu recebi a missão de ser bispo, eu não venho para fazer, eu venho para ser. Eu venho para a missão que me foi confiada pelo Senhor. Ser um discípulo missionário unido a Cristo na sua santa Igreja. E não há como ser um verdadeiro discípulo missionário sem o vínculo afetivo e efetivo com a sua Igreja e com aqueles que descobriram o fascínio pelo mesmo Senhor. Por isso, venho para ser um discípulo missionário junto com vocês”. (EPC)
Neste ano de 2018, em Março, o Papa Francisco nomeou o bispo auxiliar de São Paulo, dom Sérgio de Deus Borges como Administrador Apostólico da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas. A decisão do pontífice foi tomada após a transferência de dom Joseph Gébara à Arqui-eparquia de Petra e Filadélfia (Jordânia) dos Greco-Melquitas. Com a mudança, dom Gébara passa a ser arcebispo. A Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, ou Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil, sendo uma das igrejas Sui Iuris em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. Foi instituída em 26 de maio de 1972 pelo papa Paulo VI, sendo sua Sé a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.