notícia

ENERGIA SOLAR, A ENERGIA DO FUTURO E DO PRESENTE

Este é o primeiro artigo de uma série sobre temas relacionados a um conceito mais amplo, a sustentabilidade. Neste primeiro artigo, vamos falar sobre o sol e a energia solar fotovoltaica, elemento importante neste grande conceito que é a sustentabilidade.

Sustentabilidade, como o próprio nome diz, é a habilidade de sustentar, de manter algo por um período de tempo.

Para falar sobre o tema deste artigo, energia solar, é necessário falar primeiro sobre o sol.  Responsável pela vida de todos os seres humanos e de todos os seres vivos na Terra, faz plantas germinarem e crescerem, o que nos proporciona oxigênio e alimento. O sol marca dois ciclos básicos, o dia e a noite, e por causa disto existe a contagem do tempo.

Todos os dias, o Sol emite grande quantidade de energia para a Terra. De acordo com estudos, o Sol emite aproximadamente 180 trilhões de quilowatts, o equivalente a 10 bilhões de Itaipus, ou 1400 watts de potência (energia por segundo) para cada metro quadrado do planeta.

A energia solar fotovoltaica, que é a responsável por transformar a luz do sol em eletricidade, é uma fonte limpa, renovável e fácil de usar. O sistema solar fotovoltaico, responsável por transformar o recurso luz solar em algo útil para o ser humano, pode ser instalado tanto em telhados de diferentes materiais quanto no chão. Este sistema é composto por painéis solares, estruturas de suporte e fixação, inversores, fiações e itens de segurança, para seu bom funcionamento e para proteção de quem trabalha na instalação.

A vida útil de um sistema solar fotovoltaico ESHIA a pleno rendimento é de 25 anos, com um investimento inicial baixo em comparação com o seu retorno. Nos anos 1970, quando surgiram os primeiros painéis solares, o custo de geração da energia solar era de US$ 76 por watt. Em 2015, este custo desceu para US$ 0,30 por watt.

Para quem não quiser mexer no telhado, temos a solução das garagens solares, onde é possível abrigar o(s) veículo(s) com a opção de ter tomadas para poder carregar o seu veículo elétrico enquanto está parado.

E nos tempos atuais, para manter um nível de conforto cada vez maior (por causa do uso de diversos tipos de eletrodomésticos – geladeira, freezer, torradeira, fritadeira… – e itens considerados indispensáveis para comunicação – celular, computador, tablet…) o gasto de energia tende a aumentar. Com o aumento do consumo de energia elétrica vem a preocupação com manter o nível de conforto (sem estourar o orçamento da casa ou da empresa) e a procura por soluções para reduzir a conta de luz cada vez mais salgada por bandeiras tarifárias.

Você gostou deste artigo? Entre em contato conosco e peça um orçamento pelo e-mail marketing@eshia.com.br ou pelo whatsapp (48)99640-6644.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.