Com informações da Agência Brasil
Vacina contra a gripe
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta semana em todo o país.
De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a vacina contra a gripe, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.
No Amazonas, a vacinação contra a gripe começou no fim de março, com antecipação de 21 dias em relação às demais unidades federativas. A decisão, segundo a pasta, se deu em função da ocorrência de casos e óbitos por influenza desde fevereiro deste ano.
No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da gripe e em diferentes períodos nos diversos estados. No caso específico do Amazonas, a circulação segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas dentro das residências.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.