Hoje é dia Mundial do Livro! Neste dia especial, vamos relembrar os escritores alfredenses e homenageá-los.
A Capital Catarinense das Nascentes nasceu do esforço de centenas de pioneiros que, cortando as matas e peraus, estabeleceram a ligação entre a capital no litoral Desterro e Lages no planalto serrano. Este chão, regado pelo suor e sangue, e muitas vezes pela vida dos pioneiros, fez brotar uma raça inteligente, sagaz, muito culta, cuja conversa revela um gosto universal por todos os temas e assuntos. Nela não poderiam faltar os escritores, que são muitos e deixaram registrados fatos e acontecimentos em prosa e verso. Muitos textos se perderam, outros vieram a lume em edições variadas ou incluídos em coletâneas. Alguns são alfredenses natos, outros adotaram esta terra abençoada como seu lar definitivo ou temporário. Vamos conhece-los (a relação é feita por ordem alfabética):
Altar Wagner – engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná, ex-Prefeito de Chapecó, foi Presidente da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, Administrador da Regional da CASAN, Diretor Presidente da CELESC, Presidente do Conselho de Administração da ERUSC. Fundador do Museu de Arqueologia da Lomba Alta, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Associação Academia de Letras do Brasil – Municipal Alfredo Wagner, escreveu os seguintes livros: “Relatório de uma viagem de 50 dias (Europa-Ásia-África)” – 1986, “Genealogia da Família Wagner” – 1987, “Alfredo Wagner, Terra, Água e Índios” – 2002, “Chapecó levantou voo” – 2005.
Bertolina Maffei – Escritora, atuou no comércio por mais de dez anos e agora se dedica a pesquisas para seu blog www.beleza-e-natureza.blogspot.com. Em 1996 publicou seu primeiro livro intitulado “Reflexões”, cuja edição está praticamente esgotada. É autora de centenas de poemas e letras de músicas ainda não publicadas. Participa da organização do Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner e Região que desde 2006 é realizado em Alfredo Wagner/SC. É fundadora e presidente da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner. Prêmio Interarte Melhor Crônica 2012. Além de seu livro “Reflexões”, participou das seguintes Coletâneas: “Santa Catarina meu amor”, organizada pelo Prof. Dr. Miguel João Simão, Presidente da ALB/SC; “Joaquim Moncks e Amigos”, organizada pela escritora Neida Rocha da UBE e “Contos de Som e Silêncio – Histórias inspirada em letras de músicas” organizada por Marcelo Spalding..
Carol Pereira – Uma pessoa que adora viajar, escrever, ama música, fotografia, jogar futsal, é viciada em séries, é fascinada por tecnologia e encontrou sua vocação lecionando. Tem Bacharelado em Sistemas de Informações pela UNIPLAC e Licenciatura em Informática pela UNIDAVI, trabalha na educação desde o ano de 2009 como Orientadora de Tecnologias Educacionais e como professora de Informática na Escola de Educação Básica Silva Jardim. Tem uma relação bastante estreita com a tecnologia e as formas de comunicação da nova geração, mantém três blogs, um sobre a Escola de Educação Básica Silva Jardim ( http://eebsilvajardim.blogspot.com.br/); um Jornal Online chamado Etc e Tal, criado em parceria com seus alunos e com o auxílio de seus colegas de trabalho ( http://etcetalojornalintegral.blogspot.com.br/); além de um blog pessoal onde desde 2008 posta seus textos e relatos de suas viagens ( http://carolpereiraa.blogspot.com.br/). tem participações em coletâneas (Banda Eva e 1º Coletânea Encontro Catarinense de Escritores – Homenagem a Mário Carabajal) publicou recentemente “As aventuras de Eva Schinneider” e prepara para lançamento em breve “Conhecendo Alfredo Wagner”.
Celita Irene Campos Angeloni – nasceu em Alfredo Wagner onde estudou até o ginásio. No decorrer da década de 1970, obteve graduação em Letras e Mestrado em Literatura Brasileira pela UFSC. Professora, escritora, publicou crônicas e poemas nas antologias: O Professor é um Poeta, UFSC, 1988 e Prelúdio Literário, Florianópolis CEFET, 1995. Registrou nas páginas do livro “José de Campos – Uma história para contar”, momentos da vida familiar, religiosa e política de um grande alfredense o Sr. José de Campos, pai da escritora.
Cesário Alípio Netto – Membro da tradicional Família Netto, pioneira na colonização de Santa Catarina, Cesário nasceu na localidade de Santa Tereza, em Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, e faleceu em 19 de março de 1992, em Alfredo Wagner, meses antes de completar 79 anos – 54 dos quais ao lado de Izabela Paulino Netto, natural de Indaial, com quem casou em 2 de julho de 1938 e teve 14 filhos. Patriarca da Família Netto, foi seleiro, padeiro, caçador de borboletas e lavrador. A honestidade, a bondade e a simplicidade eram valores que permeavam sua vida. Agia por princípios e não por emoções, Deixou inúmeros manuscritos de textos e poesias que foram publicados por seus filhos após a morte de Cesário no livro: “Rancho da Alegria e Solidão”.
Chélida Cechetto – nasceu em 12 de janeiro de 1993, é Alfredense, frequentou a Escola de Educação Básica Silva Jardim e atualmente reside em Rio do Sul/SC, onde cursou a faculdade de Administração de Empresas – UNIDAVI. Possui textos publicados nos jornais de Alfredo Wagner e Rio do Sul, ambas as cidades do Estado de Santa Catarina. Possui um Blog chamado “Realidade dos Fatos” http://cheeelidacechetto.blogspot.com.br/ no qual divulga seus textos. É membro da Academia de Letras do Brasil/SC Municipal Alfredo Wagner, sendo a mais nova entre os Acadêmicos, tendo como Patrono seu avô Ângelo Valentim Cechetto. Participou da 1º Coletânea Encontro Catarinense de Escritores – Homenagem a Mário Carabajal.
Daniela Bunn – Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina onde ministrou, como professora substituta, disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia. Trabalha com as temáticas Literatura, Artes e Imagens; Leitura e Formação de Leitores; Literatura e Infância; Língua Portuguesa, Literatura e Ensino; Formação de Professores; Estranhamento, Intertextualidade e Gêneros Textuais no quotidiano escolar. Possui graduação em Letras Português-Italiano e Mestrado em Literatura pela UFSC, onde atuou como professora de italiano no Curso Extracurricular e como tutora no Ead/Letras-Espanhol. Traduziu treze livros de literatura infantil (italiano/português e português/italiano) alguns selecionados para o PNBE/MEC e outros para o programa “Livros da Sala de Aula”, da Secretaria de Educação de São Paulo. Tem artigos publicados na área de literatura e cinema, tradução, metodologias do ensino, bem como alguns poemas. Trabalhou no Curso de Especialização em Mídias na Educação, UAB/EAD, no Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente trabalha no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires. Ministra oficinas e cursos de formação de professores. Ganhadora do Prêmio de Literatura da Fundação Catarinense de Cultura, em 2015. E professora no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.
Dego Bitencourt – é um poeta nato. Pessoa muito simples e pouco ambiciosa, gosta de música, poesia e esportes. É casado, tem três filhas, É professor de Filosofia e Sociologia. Vive atualmente em Rio do Sul, Santa Catarina, Participante da Iª Coletânea Encontro de Escritores, escreve periodicamente para o site http://www.recantodasletras.com.br cujos 384 textos já publicados tiveram até o momento 53857 leituras. Apaixonado pelo município de Alfredo Wagner, adoraria se vocês pudessem conhecer – Capital Catarinense das Nascentes, Ele cunhou o termo que define a cidade: “Aqui nascem rios e grandes amizades”. Escreve para diversos jornais. É membro fundador da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner.
Evelize Schweitzer – Evelize nasceu na cidade de Alfredo Wagner, interior de Santa Catarina, no dia 22 de junho de 1943. Casada e com três filhos, mora atualmente em Florianópolis. Além de escritora, faz pinturas em tela, porcelana e seda e compõe músicas. A Fadinha Azul (2003) é o seu primeiro livro de literatura infantil. Narra a estória de uma fadinha de muita fé e amor pelas criaturas de Deus.
Giovana Maria Figueiredo Junkes – nasceu em Urubici aos 21 dias do mês de outubro de 67, filha de João Carlos Figueiredo (em memoria) e Nilva Buchling Figueiredo. É casada com o Senhor Evaldo Luiz Junckes, mãe de duas lindas filhas e um lindo filho e tem um neto maravilhoso. Cursou Escola Educação Básica Silva Jardim até o ensino médio, depois se formou pela instituição de ensino UNIDAVI Campus Ituporanga, em Ciencias Contabeis, É contadora, com especialização em gerenciamento. Funcionaria publica. Escreve para o Jornal Capital das Nascentes – Sou da Serra e é membro da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner sendo seu Patrono o Padre Alfons Hazenfratz e sua cadeira é de nº 5.
Maria Celeste Maffei Demarchi – filha de Mauro Demarchi e Bertolina Maffei, nasceu em 2001. Desde os 4 anos participa dos Encontros de Escritores organizados por seus pais e das reuniões da Academia de Letras do Brasil/SC municipal Alfredo Wagner. Prefere os livros à televisão. Estuda na Escola de Educação Básica Silva Jardim. Cria personagens e desenhos aos quais dá vida e uma lição de moral, pois, segundo sua professora de 5ª Série e atual Secretária Municipal da Educação de Alfredo Wagner, Dona Valneide da Cunha Campos: toda fábula tem um fim moral.
Mauro Frederico Demarchi – Jornalista, escritor, produtor cultural, Autor do livro “Aprendendo com as abelhas a viver em sociedade”. É um dos organizadores do Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner e Região, fundador do Jornal Alfredo Wagner e do Jornal Capital das Nascentes – Sou da Serra versão online http://jornalaw.com.br Publicou pelo Kindle da Amazon o conto “As asas brancas que um anjo me deu”, “The bees revolution” e “A revolução das abelhas: uma fábula” que poderão ser encontrados no link: http://amzn.to/2Acybyd
Renato António Hager – Filho do Prof. Leonardo Hager, foi dos primeiros vereadores do município em sua fundação, escreveu o livro “O velhinho de barbas brancas e os desígnios de Deus” onde descreve a história da comunidade de São Leonardo e de seus antepassados.
Sandra Regina de Mello, – professora pedagoga formada no curso de pedagogia pela UDESC, pós graduada pela Facvest em interdisciplinariedade, complementação
em gestão escolar e Educação infantil pela Uniasselvi. Leciona na Escola Básica Passo da Limeira e essa é sua maior paixão. Nasceu no dia 06 de janeiro de 1965 e vive em Alfredo Wagner desde então. Em 24 de Novembro de 2012 foi empossada na Cadeira nº 18 da Academia de Letras do Brasil/SC Municipal Alfredo Wagner, tem como patrono seu pai José Lino de Mello.
Terezinha Andrade Viecelli – nasceu em Alfredo Wagner (SC), no ano de 1948. Atualmente, reside na cidade de Brusque (SC), onde apresenta seu programa de rádio diário “Cidade, a dona da tarde”, na Radio Cidade AM. Terezinha possui vasta experiência no campo do jornalismo, atuou em diversos jornais pelo Brasil como: Jornal Imprensa Livre, de São Sebastião (São Paulo); Jornal O Parceleiro (Amazonas); Ariquemes (Rondônia). Em Brusque, atuou nos jornais: O Município; Diário Brusquense; e A Tribuna. Mesmo com sua profissão de jornalista, Terezinha também dedicou seu tempo à literatura, escrevendo diversos títulos, de livros infantis a romances. Sua produção é conhecida nacionalmente, tendo recebido alguns prêmios em concurso, dentre os quais se destaca a comenda da Academia Brasileira de Letras. A produção literária de Terezinha consiste em títulos como: “Sementes de Amor”, romance publicado em 1996; “Eu Sou o Senhor que te Cura”, livro religioso publicado em 1998; “Nas Areias de Maresias”, uma coletânea de crônicas da autora, publicada em 1999; “Retratos da Minha Alma”, livro de poesias publicado em 2001; “Cachinhos da Zinha”, livro de literatura infantil publicado em 2002; “O Indiozinho Cariri”, literatura infantil publicado em 2004; “A Princesa Joana”, livro infantil publicado em 2012.
Wilhan Eduardo de Souza – nasceu em Alfredo Wagner, a Capital Catarinense das Nascentes, fez seus estudos de primeiro e segundo graus na Escola de Educação Básica Silva Jardim e formou-se em Direito na FURB Universidade Regional de Blumenau. Escreveu para o Jornal Alfredo Wagner e para o Jornal Capital das Nascentes – Sou da Serra. Participou da Coletânea “Encontro de Escritores – Homenagem a Mário Carabajal.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.