Não demora muito para garantir que sua conta do Facebook esteja protegida e segura.
POR JASON CIPRIANI
O Facebook sabe muito sobre você, e isso faz da sua conta um alvo principal para os possíveis vilões. Como aprendemos com o escândalo do Cambridge Analytica do Facebook , uma senha forte nem sempre impede que os maus atores consigam todas as informações que compartilhamos de bom grado com o Facebook. Em vez disso, os pesquisadores usaram um aplicativo para coletar dados sobre seus usuários e seus amigos. Um relatório recente afirma que o CEO do Facebook , Mark Zuckerberg, sabia sobre alguns desses problemas de privacidade, o que é mais um ponto negativo para a empresa.
Proteger sua conta do Facebook não leva muito tempo, e é melhor feito a partir de um computador ao invés do seu telefone, já que algumas das configurações podem incluir muitas informações. Mesmo que você recentemente tenha gasto tempo protegendo sua conta, ocasionalmente visite a página de Configurações do Facebook e examine as informações novamente. As probabilidades são, novas configurações foram adicionadas e configurações antigas foram movidas.
Continue lendo para saber como definir uma senha forte, limitar o modo como outras pessoas podem pesquisar por você e impedir que o Facebook mantenha seu histórico de localização.
Senhas fortes e 2FAs são incrivelmente importantes. Captura de tela de Jason Cipriani / CNET
Use uma senha forte e autenticação de dois fatores
A primeira coisa que você deve fazer para proteger sua conta do Facebook é criar uma senha forte e ativar a autenticação de dois fatores. Isso pode parecer óbvio, mas a importância não pode ser exagerada. Você também deseja atualizar sua senha periodicamente e verificar se não está usando a mesma para contas cruciais, como seu aplicativo bancário. Use um gerenciador de senhas para ajudar a criar e, mais importante, lembre-se de suas senhas exclusivas ( estas são nossas principais escolhas para o melhor gerenciador de senhas ). Vá para a página Segurança e altere sua senha.
Depois de ter uma nova senha, ative a autenticação de dois fatores. Com o 2FA ativado, você precisará inserir sua senha segura e um código gerado aleatoriamente sempre que fizer login na sua conta. (Você realmente deveria estar usando o 2FA em todas as contas e serviços que o suportam)
A maioria dos gerenciadores de senhas também tem a capacidade de armazenar seus códigos de autenticação de dois fatores. No entanto, você sempre pode usar o Google Authenticator para armazenar e fornecer acesso aos seus códigos.
Configurações e ferramentas de privacidade
Tire um tempo para passar por cada configuração e adaptá-lo ao seu gosto. Captura de tela de Jason Cipriani / CNET
Percorra as configurações e ferramentas de privacidade
O Facebook tem uma seção de privacidade dedicada para sua conta. Nesta seção, você pode fazer coisas como definir a configuração de privacidade padrão para postagens futuras, controlar quem pode enviar solicitações de amizade e decidir quais informações as pessoas podem usar para pesquisar sua conta.
Percorra a página de configurações de privacidade e ferramentas e ajuste cada configuração ao seu gosto. Sugiro que você configure suas postagens futuras como “Amigos” e limite o número de telefone e as opções de pesquisa de endereço de e-mail a “Amigos” ou “Somente eu” para garantir que qualquer pessoa com apenas algumas informações pessoais possa encontrar sua conta.
edit-previous-post-audience
Não há como dizer que tipo de informação pessoal você compartilhou há vários anos no Facebook. Limite de postagens anteriores para impedir que essas informações sejam públicas.
Não há como dizer que tipo de informação pessoal você compartilhou há vários anos no Facebook. Limite de postagens anteriores para impedir que essas informações sejam públicas. Captura de tela de Jason Cipriani / CNET
A forma como usamos as redes sociais mudou bastante, especialmente quando nos tornamos mais conscientes de como o Facebook e os usuários do Facebook podem usar nossas informações pessoais.
Felizmente, você pode limitar suas postagens anteriores de serem visíveis para qualquer pessoa que possa se deparar com seu perfil.
Vá para a seção Privacidade e encontre Limitar o público para postagens antigas em sua linha do tempo , clique em Limitar últimos posts e, em seguida, clique no botão com o mesmo título. Tudo o que você já compartilhou publicamente ou com amigos de amigos será alterado para ser compartilhado apenas com amigos, limitando assim quem pode vê-lo.
Você não pode escolher quais postagens deseja alterar por meio dessa configuração. Se você quiser fazer isso, terá que percorrer sua linha do tempo manualmente e fazer essas alterações individualmente.
Você pode ficar surpreso com quantos dispositivos têm acesso à sua conta do Facebook. Captura de tela de Jason Cipriani / CNET
Auditar dispositivos com acesso à sua conta
Ao longo dos anos, todos nós assinamos nossas contas do Facebook em diferentes telefones , computadores, tablets e vários outros dispositivos. O Facebook mantém um registro dos dispositivos que têm acesso à sua conta e facilita a revogação do acesso a um dispositivo não autorizado ou a um de quem você esqueceu de sair.
Veja uma lista de todos os dispositivos na seção “Onde você está conectado” da página Segurança e login . Se você tiver vários dispositivos, clique em Ver mais para ver a lista inteira. Para remover um dispositivo da lista, clique no ícone de três pontos à direita do nome do dispositivo e, em seguida, em Remover . Ser-lhe-á perguntado se quer ou não que todas as mensagens provenientes do dispositivo sejam removidas da sua conta; um recurso conveniente caso alguém tenha obtido acesso à sua conta e postado sem sua permissão.
Como alternativa, você pode sair de todos os dispositivos vinculados à sua conta clicando em Ver mais > Fazer logout de todas as sessões na parte inferior da lista. Eu encontrei um par de dispositivos de 2012 ainda tinha acesso a minha conta enquanto escrevia este artigo – yikes. Eu sai de todos os dispositivos para começar com uma ardósia limpa como resultado. Os poucos segundos que vou gastar para voltar a usar cada vez que uso um dispositivo que foi revogado vale a paz de espírito.
Manter o controle dos aplicativos com acesso à sua conta do Facebook é simplesmente inteligente. Captura de tela de Jason Cipriani / CNET
Não se esqueça de procurar aplicativos com acesso
Na mesma linha, todos nós concedemos inúmeros aplicativos para acessar nossa conta do Facebook. Com o tempo, alguns aplicativos são abandonados pelos desenvolvedores e acabam se tornando um risco de segurança. Se alguém obtiver acesso ao banco de dados de usuários do aplicativo, ele poderá, em teoria, obter acesso a alguns recursos de sua conta do Facebook.
Visite a página Apps e websites para ver os aplicativos ativos que têm acesso à sua conta. Clique na caixa de seleção ao lado de todos os aplicativos que você deseja remover, seguido pelo botão Remover .
Você também pode remover todos os aplicativos cujo acesso expirou clicando na guia Expirado na parte superior da página.
Como desativar o acompanhamento do histórico de localização do Facebook no aplicativo para Android. Imagens de Jason Cipriani / CNET
Desativar o Histórico de Localização no seu celular
O Facebook usa seu acesso aos dados de localização do seu telefone para criar um mapa do seu histórico de localização. Você pode excluir seu histórico de localização aqui ou, se preferir que o Facebook não armazene seu histórico de localização, você pode desativar o histórico de localização.
Em um telefone Android, abra o aplicativo do Facebook e toque no ícone de três linhas. Em Configurações e privacidade, selecione Atalhos de privacidade, seguido por Gerenciar suas configurações de local no cartão de Privacidade. Em seguida, selecione Histórico de localizações e certifique-se de que o interruptor está desativado.
Como desativar o rastreamento do histórico de localização do Facebook no aplicativo do iPhone. Imagens de Jason Cipriani / CNET
O processo é semelhante em um iPhone ( US $ 1.000 na Amazon ). Abra o aplicativo do Facebook e toque no ícone de três linhas> Configurações e privacidade e selecione Atalhos de privacidade, seguido por Gerenciar suas configurações de local no cartão de Privacidade. É aí que você encontrará a opção para desativar o histórico de localização.
Mesmo depois de ter protegido sua conta, você deverá garantir que todos os seus dados estejam protegidos ou, se preferir acabar com o Facebook, pode excluir sua conta .
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.