notícia

Cleverson Siewert lança livro em Joinville

Cleverson Siewert lança livro em Joinville – A obra “Cenários e Perspectivas” reúne artigos que resumem as ideias e realizações do autor em 15 anos de liderança e dedicação à gestão pública

Cleverson Siewert – o catarinense que se tornou o mais jovem Secretário de Estado da Fazenda do país no período de sua gestão e operou uma verdadeira transformação na Celesc – lança, no dia 2 de dezembro, o livro “Cenários e Perspectivas”, em que concentra uma série de artigos publicados ao longo de seus 15 anos ininterruptos de trabalho e muito empenho em cargos de alto escalão no Governo do Estado de Santa Catarina. O lançamento do livro, organizado em parceria com o Movimento 47, será sediado pelo Ágora Tech Park, a partir das 19h, em Joinville.

Desde muito cedo, Siewert acredita que força, garra e determinação, aliadas a muito estudo, formam a receita para o sucesso profissional. Hoje, trilhando uma nova trajetória na iniciativa privada, como CEO do Ascensus Group, em Joinville, avalia e colhe os frutos de toda a dedicação à vida pública, quando se manteve como referência de gestor técnico e, ao mesmo tempo, habilidoso com o jogo político.

“Acredito que a melhor forma de manter um legado seja compartilhar o conhecimento adquirido e as lições aprendidas na prática. O meu interesse ao lançar esse livro é justamente deixar um registro do momento histórico que vivi no Governo do Estado e dividir um pouco da minha forma de pensar e agir à frente de posições tão estratégicas”, afirma o autor.

Organizado pela Editora Comunicaz, com prefácio do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, e orelha escrita pelo jornalista Moacir Pereira, a obra reúne em cinco capítulos a visão de Cleverson Siewert sobre temas que permearam sua rotina, com reflexões a respeito do cenário econômico no Brasil e no mundo e um panorama do setor energético brasileiro e catarinense. O perfil de liderança é evidenciado em artigos que tratam de eficiência nos processos de gestão; assim como no foco para a inovação e na valorização de ações voltadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

O livro será comercializado durante o evento de lançamento e todo o valor arrecadado será revertido para a Associação de Amigos da Família Abigail (AAFA), em Joinville. A entidade acolhe atualmente 54 crianças e jovens entre 4 e 32 anos, alguns com deficiência mental e física ou portadores de Síndrome de Down, prestando atendimento às necessidades básicas de educação e saúde, além de incentivar a prática de esportes e o acesso ao lazer e à cultura.

Sobre o autor

Estudioso por natureza, Siewert iniciou a carreira na inciativa privada, como engenheiro de vendas da Tigre Tubos e Conexões, cursou pós-graduação em Marketing e em Gestão Empresarial pela FGV, dedicou-se intensamente ao trabalho e conheceu pessoas influentes que o incentivaram a ingressar na vida pública

Em 2003, assumiu seu primeiro cargo na Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. Passou por diversas áreas até se tornar, aos 33 anos, o mais jovem Secretário da Fazenda, naquele momento, a ocupar tal cargo no Brasil. A pouca idade não o impediu de realizar uma gestão exemplar e deixar um legado de esforços e realizações, com uma gestão austera de corte de gastos, sem aumento de impostos e com muita competitividade na gestão tributária, mantendo recursos disponíveis para todos os municípios de Santa Catarina.

Em 2011, ingressou como Diretor de Distribuição na Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e, dois anos depois, tornou-se presidente da empresa, a maior do estado na área pública. A conquista chegou junto ao grande desafio de operar uma verdadeira transformação na companhia.

Como a vontade de trabalhar sempre foi um motivador para suas ações, o presidente buscou, acima de tudo, alinhar as ideias com os representantes do Conselho de Administração, da diretoria executiva, do corpo funcional e do movimento sindical em prol das mudanças necessárias.

Os resultados vieram com a renovação da concessão junto à agencia reguladora por mais 30 anos, em 2015, o cumprimento rigoroso de indicadores técnicos e de desempenho, além do reconhecimento pelo mercado e pela sociedade através de premiações estaduais, nacionais e internacionais – como o segundo lugar no Índice Aneel de Satisfação do Cliente, em 2018, a vice-liderança no Prêmio Abradee de 2017, além de duas conquistas consecutivas do Prêmio CIER de Qualidade, que avalia a satisfação dos clientes entre as empresas latino-americanas.

Despediu-se da Celesc ao fim de 2018 e, com a experiência acumulada ao longo dos 15 anos de gestão pública, dedica-se agora a novos desafios no setor privado. Em abril de 2019, ingressou como CEO da Ascensus Tecnologia e Energia, onde lidera o desenvolvimento de novos projetos voltados para a geração de energia sustentável a partir de soluções tecnológicas e fontes renováveis. Em menos de seis meses foi elevado à posição de CEO do Ascensus Group em Joinville, cargo que ocupa atualmente.

O Grupo atua desde 2001 no mercado e atualmente tem negócios nos segmentos de comércio internacional, finanças, real estate e energia, com presença nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco e Rondônia, além de um braço internacional em Miami, nos Estados Unidos.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.