notícia

28 anos depois… Ponte Hercílio Luz é reaberta

Após 28 anos, Ponte Hercílio Luz é reaberta ao público com presença de 50 mil pessoas – Evento teve desfile de carros e motos antigas e assinatura de atos para preservação histórica da estrutura e exploração comercial do entorno

Ao som do rock apoteótico da banda australiana ACDC, a quase centenária Ponte Hercílio Luz foi reaberta nesta segunda-feira (30) , às 11h10min, para delírio de milhares de pessoas que aguardavam no entorno da cabeceira insular. Uma verdadeira multidão pôs fim aos 28 anos de isolamento da estrutura, quando foram retiradas as barreiras que guarneciam a entrada das pistas de rolamento. De acordo com o governo do Estado, 50 mil pessoas participaram da festividade.

Cerca de 50 mil pessoas prestigiaram a reabertura da Ponte Hercílio Luz. Foto: Gabriel Lain/ND

A reabertura da Ponte Hercílio Luz foi realizada a partir das 10h em três diferentes momentos.  Primeiro, o governador Carlos Moisés liderou um desfile de carros e motos antigos, a bordo de um VW Fusca, ano 1970. O acesso às passarelas foi liberado do lado continental de forma simultânea, para que o público pudesse acompanhar a passagem dos veículos, mas a liberação da pista de rolamento só aconteceu às 11h10min, após o término do desfile.

Se as imagens da época da última interdição, em 1991, são raras, não faltaram registros da reabertura da ponte. Muitos utilizaram os smartphones para transmitir o momento histórico para amigos e familiares.  Morador do Estreito, o advogado Rodrigo Cordoni trouxe a esposa Melissa e os filhos Alexandre, Augusto e Artur para conhecer a estrutura. O casal tinha lembranças da antiga ponte, mas para os filhos, tudo era novidade.

Fusca ano 1970 guiado por Carlos Moisés liderou desfile de carros antigos. Foto: Gabriel Lain/ND

A família aproveitou a abertura da passarela para acompanhar o desfile dos carros antigos e “estacionou” no meio da ponte para fazer fotografias. “Realmente a gente consegue perceber o que o trabalho foi muito bem feito para recuperar essa estrutura”, elogiou Rodrigo, apontando para as torres metálicas. “E que seja feita manutenção a partir de agora, pois o povo catarinense merece”, completou Melissa.

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro destacou o novo momento da estrutura. “Essa é ponte das oportunidades, que vai melhorar a mobilidade, que dará turismo o ano inteiro e vai elevar a autoestima da população. Com certeza é um marco”, definiu Loureiro, que fez questão de saudar todos os participantes do desfile de carros e motos antigos na saída da ponte.

Para o governador Carlos Moisés, a ponte é de todos os catarinenses. Foto: Gabriel Lain/ND

No palanque montado na cabeceira insular, ao lado dos ex-governadores Eduardo Pinho Moreira, Casildo Maldaner, Paulo Afonso e Leonel Pavan, o governador Carlos Moisés pôs um ponto final do apadrinhamento da obra. “A ponte não é minha, nem dos ex-governadores. A ponte é de todos os catarinenses, que pagaram tributos ano a ano enquanto a obra se arrastou”, declarou.

Quatro atos relacionados a Ponte Hercílio Luz foram assinados pelo governador antes da reabertura da estrutura. A SCPar foi autorizada para realizar uma sondagem de mercado para implantação do complexo cultural e turístico das cabeceiras da Ponte Hercílio Luz.  O objetivo é viabilizar a exploração comercial do entorno, com atividades culturais, turísticas, gastronômicas, esportivas, de lazer e de contemplação.

Ponte ficou lotada após a reabertura da pista de rolamento. Foto: Gabriel Lain/ND-

Uma barra de olhal que rompeu na década de 1970 também foi cedida pelo governo do Estado para a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) estudar as razões que levaram ao rompimento, a fim de evitar que um problema semelhante nas próximas décadas.

O governador ainda assinou a doação de uma barra de olhal e de outras peças da Ponte Hercílio Luz para a FCC (Fundação Catarinense de Cultura) para integrar o acervo do Museu Histórico de Santa Catarina, e um termo de compromisso para a entrega para Biguaçu de mais três kits de transposição para produzidos com material usado nas obras do cartão postal de Florianópolis.

Até a próximo dia 6 de janeiro, a Ponte Hercílio Luz será exclusiva para pedestres e ciclistas. O governo do Estado preparou uma ampla programação (Viva a Ponte) para o período com realização de atividades culturais e esportivas.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.