CNN Business em artigo de Hadas Gold e Donie O’Sullivan comentam a faca de dois gumes que se tornou o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo e que atualmente é utilizado para compartilhar notícias verdadeiras e falsas sem qualquer critério. Esta analise é ampla e abaixo apresentamos uma tradução:
Em primeiro lugar, os autores alertam que “Governos e autoridades médicas estão se esforçando para fornecer ao público informações precisas e oportunas sobre o novo coronavírus. Mas esses esforços estão sendo prejudicados pela disseminação de desinformação médica e curas falsas em uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo.”
A plataforma está sendo usada para espalhar mensagens que geralmente contêm uma mistura de afirmações precisas e enganosas e que já foram desmascaradas por médicos especialistas. O problema agora é tão grave que os líderes mundiais estão pedindo às pessoas que parem de compartilhar informações não verificadas usando o aplicativo.
“Estou pedindo a todos que parem de compartilhar informações não verificadas em grupos do WhatsApp“, disse o primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar na segunda-feira no Twitter. “Essas mensagens assustam e confundem as pessoas e causam danos reais. Por favor, obtenha suas informações de fontes oficiais e confiáveis“.
A desinformação, afirmam os autores do artigo, geralmente chega aos smartphones em mensagens que foram encaminhadas por um amigo ou parente e inclui informações supostamente de um médico eminente ou amigo de um amigo que trabalha no governo. Muitas das mensagens combinam bons conselhos, como lavar as mãos adequadamente, com informações erradas. Uma alegação falsa que circula: beber água morna a cada 15 minutos neutralizará o coronavírus.
O grande problema para os responsáveis pela área da Saúde é controlar estas informações. As mensagens do WhatsApp são criptografadas de forma a permitir que sejam vistas apenas pelo remetente e pelo destinatário, as autoridades de saúde pública e os grupos de vigilância estão lutando para rastrear a disseminação de informações errôneas do coronavírus. O próprio WhatsApp não monitora o fluxo de mensagens na plataforma.
Está claro que muitas informações falsas continuam aparecendo na esfera pública. Em particular, precisamos entender melhor os riscos relacionados à comunicação em serviços de criptografia de ponta a ponta“, afirmou o vice-presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová, que supervisiona os esforços do bloco para combater a desinformação, disse em comunicado terça-feira.
Por outro lado o WhatsApp diz que tomou medidas para conter as informações falsas, está fazendo doações para grupos de verificação de fatos e os usuários podem encaminhar mensagenspara contas especiais que podem verificar informações.
Existem mais de uma dúzia de verificadores de fatos locais até agora, e queremos mais poder fazer seu importante trabalho para que os rumores sejam identificados e combatidos“, disse Will Cathcart, chefe do WhatsApp, quarta-feira no Twitter.
O WhatsApp está inserindo links gratuitos e especiais que iniciam um novo bate-papo no aplicativo com a organização correspondente para que o leitor possa diretamente conferir a notícia.
Jourová congratulou-se com as novas medidas, mas sugeriu que é preciso fazer mais para abordar a questão da desinformação. “O WhatsApp informou a Comissão sobre algumas medidas adotadas para limitar a disseminação da desinformação, mas a maior parte do conteúdo problemático parece ser o chamado conteúdo orgânico, ou seja, gerado pelos próprios usuários“, disse ela.
Espalhando a desinformação
Nos últimos dias, repórteres da CNN Business acompanharam várias versões de uma mesma mensagem com informações de profissionais médicos sobre quatro jovens infectados com coronavírus que usavam anti-inflamatórios.
Em uma versão, escrita em inglês, os jovens são hospitalizados em Cork, na Irlanda. Em outro, escrito em hebraico, eles estão em Toulouse, França. Oficiais médicos de ambas as cidades descartaram a história dos quatro jovens como falsa. (Para saber mais sobre anti-inflamatórios e coronavírus, clique aqui.)
- Hidratação
Um tema popular – mas incorreto – é que “os líquidos quentes neutralizam o vírus, portanto evite beber água gelada” ou que a água a cada 15 a 20 minutos leva o vírus ao estômago, onde é eliminado pelo ácido.
Uma imagem espalhada no WhatsApp e em outras plataformas mostra uma ilustração de uma cabeça e garganta humanas. A mensagem anexa, escrita em espanhol, afirma que beber muita água e gargarejar com sal ou vinagre eliminará o vírus. “Espalhe essas informações porque você pode salvar alguém“, diz o documento.
Especialistas médicos e a Organização Mundial de Saúde dizem que, enquanto se manter hidratado é importante, beber água quente ou fria ou gargarejar não impede a infecção por coronavírus.
- Bloqueios e estocagem de alimentos
Outras mensagens enviadas no WhatsApp alertaram que os países entrarão em bloqueio e que as pessoas precisam estocar suprimentos. Nos Estados Unidos, as mensagens afirmam que o bloqueio faz parte do “Stafford Act” e que as pessoas devem “estocar tudo o que vocês precisarem para garantir um suprimento de duas semanas de tudo”. O Conselho de Segurança Nacional dos EUA twittouque esta mensagem é falsa.
O compartilhamento e a proliferação no WhatsApp de notícias falsas demonstra a dificuldade em interromper a sua circulação tornam o serviço mais descontrolado do que as plataformas irmãs Facebook e Instagram, que empreenderam esforços mais robustos e diretos para combater a desinformação do coronavírus. (Todas as três plataformas são de propriedade do Facebook.)
Como parar a propagação
O WhatsApp criptografa conversas, o que significa que eles estão apenas nos telefones dos usuários. Embora a criptografia seja vista como uma vantagem em termos de segurança, o WhatsApp é cego para o que está sendo dito nas mensagens – e isso dificulta a polícia ou a moderação de conteúdo.
No Facebook, verificadores de fatos de terceiros buscam informações erradas e, quando marcam algo como falso, os usuários recebem uma mensagem que os direciona para uma postagem de correção ou esclarecimento antes que possam compartilhar as informações incorretas.
Cristina Tardáguila, diretora associada da Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN), sugeriu na semana passada que o WhatsApp poderia incluir uma mensagem perguntando às pessoas “você tem certeza de que isso é verdade?” antes de enviarem uma mensagem relacionada ao coronavírus.
Mas Carl Woog, porta-voz do WhatsApp, disse à CNN Business que não é algo que a plataforma possa fazer porque o WhatsApp é criptografado e que “julgar remotamente a decisão do que pode ser enviado e não enviado em uma mensagem em tempo real seria sem precedentes para um serviço de texto ou SMS”.
Aviv Ovadya, fundador do Thoughtful Technology Project, apontou no Twitter que o WhatsApp desenvolveu avisos para quando os usuários recebem links de sites suspeitos. Mas as informações erradas sobre o coronavírus compartilhado no WhatsApp geralmente são em texto sem formatação.
O WhatsApp fez esforços para ajudar as autoridades de saúde a oferecer informações precisas ao público.
Na quarta-feira, a empresa anunciou que doou US $ 1 milhão à IFCN, lançou uma página de informações sobre o vírus da gripe aviária e disse que ajudaria organizações como a OMS e a UNICEF a fornecer linhas diretas de mensagens para pessoas em todo o mundo.
Os ministérios da saúde de países como Israel, Cingapura, África do Sul e Indonésia já estão fornecendo atualizações diretamente no WhatsApp, por meio de contas automatizadas.
No ano passado, o WhatsApp impôs limites para quantas vezes uma mensagem poderia ser encaminhada, depois que mensagens falsas virais na Índia contribuíram para mais de uma dúzia de linchamentos em 2018. Os usuários agora podem encaminhar apenas uma mensagem para cinco bate-papos, e o tamanho do grupo é limitado a 256 membros. Woog disse que essas medidas diminuíram o compartilhamento de mensagens no Whatsapp em 25%.
Por fim, os especialistas dizem que uma das melhores maneiras de combater a desinformação é a educação pública, ensinando as pessoas sobre o coronavírus e como ser consumidores inteligentes de informações.
Mas, quando perguntado se o WhatsApp consideraria o envio de uma mensagem em massa para todos os usuários, pedindo-lhes que procurassem informações precisas de fontes oficiais, Woog disse que não é algo que eles tecnicamente sejam capazes ou planejem fazer.
“Acreditamos que a coisa mais importante que podemos fazer é capacitar os ministérios e médicos da saúde a se envolverem com cidadãos e pacientes diretamente no WhatsApp“, disse Woog.
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