notícia Saúde

Ministério da Saúde monitora população, estelionatários seguem na cola e tentam aplicar golpes

Quantas vezes você já recebeu em seu telefone fixo uma chamada do Ministério da Saúde? Só em casa já recebemos 3. Ou seja, há um monitoramento em andamento para avaliar a saúde de 125 milhões de brasileiros.

Como é possível? Um robot cujo algorítimo foi escrito para discar ao seu telefone e reproduzir uma consulta online. Os telefonemas são feitos através do número 136, 0136 ou 00136.

Quem receber o telefonema terá que responder perguntas como:

  • Nome
  • Idade
  • Se faz parte do grupo de risco
  • Se tem sintomas ou não
  • Quantas pessoas têm contato direto ou indireto com ela
  • Em que bairro de qual cidade e estado estão

Com base nas respostas, o sistema eletrônico Unidade de Resposta Audível (URA) dirá se a pessoa precisa procurar atendimento médico.

Veja um exemplo:

Uma consulta simples e rápida. Contudo, como diz o site www.gaz.com.br:

O medo e a falta de informações são os combustíveis para o sucesso de golpes aplicados em todo o País. Principalmente neste momento de vulnerabilidade, durante a pandemia do novo coronavírus, estelionatários se aproveitam para fazer novas vítimas – e uma das práticas mais recentes envolve ligar e se apresentar como funcionário do Ministério da Saúde.

Se você já recebeu a ligação do Ministério da Saúde, avise seus familiares e mostre como é a mesma, pois o golpe, em geral, afirmará que é do Ministério, e pedirá informações pessoais, número  de documentos, contas bancárias, etc. É fácil ver a diferença e ficar alerta.

Então, informe a todos os conhecidos e se prepare.

Com informação e cuidados adequados vamos enfrentar esta pandemia e sair do outro lado mais fortes e preparados!


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.