A singela e filial tradição da Coroação de Maria no fim do mês de Maio, ficou abalada neste período de pandemia, entretanto, em muitos lugares, o gesto carinhoso se repete de modo mais restrito, com menos gente porém, mais público, pois em muitos lugares estão sendo transmitidas a Coroação pela internet através das redes sociais.
Por quê coroar Nossa Senhora?
As razões pelas quais devemos coroar Nossa Senhora, são muitas! Vamos responder esta questão com o texto simples, mas brilhante de José Orquiza (Conheça a história deste homem de fé aqui):
-
Porque Ela é Santa! Porque Ela é Santa Mãe de Deus!
-
Porque Ela é a Virgem das virgens! Porque Ela é Mãe de Jesus Cristo! Porque Ela é Mãe da divina graça! Porque Ela é Mãe Puríssima!
-
Porque Ela é Mãe Castíssima! Porque Ela é Mãe Imaculada! Porque Ela é Mãe Intacta! Porque Ela é Mãe amável! Porque Ela é Mãe Admirável!
-
Porque nós a consideramos Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos, porque Ela é Rainha dos Anjos, Rainha dos patriarcas, Rainha dos profetas, Rainha dos apóstolos, Rainha dos mártires, Rainha dos confessores, Rainha das virgens, Rainha de todos os santos, Rainha concebida sem pecado original, Rainha assunta ao céu, Rainha do santo rosário e Rainha da paz.
- Nós a coroamos também, porque na Bíblia Sagrada, no Livro do Apocalipse capítulo 12, versículos 1-2, nos ensina a coroar Maria, como Vencedora de todos os males na figura do dragão, que personifica o mal inimigo de Deus. Que hoje, esse mal está exemplificado no egoísmo, no orgulho, nas drogas, nos crimes, no terrorismo generalizado e muitos outros males que nos separa de Deus. Coroamos Maria nossa Mãe Rainha e Vencedora de todos os males de nossas vidas, porque Ela é o apoio seguro de todas nossas fraquezas, por isso confiantes, alegres, felizes e agradecidos por todos os bens espirituais recebidos, e, procuramos ver sempre nela o caminho mais curto e mais seguro para irmos ao Deus-Trino.
Quando surgiu o costume de Coroar Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra?
A tradição de coroar Maria chegou no Brasil com os colonizadores portugueses. São Felipe Néri fez com que o mês de maio se tornasse de maneira especial o mês dedicado a Maria. No final do mês de maio, São Felipe Néri sempre oferecia uma coroa de flores à Nossa Senhora.
Em 1884, a princesa Isabel em sua segunda visita a Basílica Velha fez um gesto carinhoso: ofereceu para a Mãe Aparecida uma coroa. Esta coroa foi colocada na imagem de Nossa Senhora em uma cerimônia solene do decreto do Papa Pio X, onde Maria foi coroada como Rainha.
Mas, foi em 1930 que o Papa Pio XI decretou a Mãe Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. Reviver este momento de coroar Nossa Senhora, é assumir que Ela é mãe e rainha de nossa pátria e de todo o povo brasileiro, que tem imenso amor pela Mãe Aparecida e seu Santuário.
A Coroação da Virgem ou Coroação de Maria é também tema na arte cristã, especialmente popular na Itália nos séculos XIII a XV, continuando popular até o século XVIII e além. A cena geralmente é retratada da seguinte maneira, Jesus, às vezes acompanhado por Deus Pai e o Espírito Santo na forma de uma pomba, coloca uma coroa na cabeça de Maria, proclamando-a Rainha dos Céus.
Em pinturas anteriores, a coroação ocorre no paraíso na forma de um tribunal terrestre, composto por santos e anjos. Em versões posteriores, a coroação é vista por figuras sentadas em nuvens e o paraíso é retratado como o céu.
E em Alfredo Wagner, quando é feita a Coroação de Nossa Senhora?
Em Alfredo Wagner a tradição da coroação de Maria ocorre sempre no fim do mês de Maio, mas vem de longa data a realização desta singela cerimônia.
Em 2003 foi filmada pela Foto Greyce e digitalizada por Mauro Demarchi:
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.