Se os aplicativos de comida já faziam sucesso entre os brasileiros, durante a pandemia eles se tornaram grandes aliados daqueles que estão em isolamento social e é uma alternativa para deixar os estabelecimentos mais próximos dos clientes.
Seja para compras de comidas, bebidas ou mercado, o aplicativos de delivery recebe diversos pedidos e formas de pagamento, como débito, vale-refeição, crédito, contas digitais e até mesmo cartões de rede como o cartão Carrefour.
Com tantas alternativas e facilidades para o consumidor é preciso ter cuidado redobrado para que as compras sejam seguras e não se tornem uma dor de cabeça ao cair em golpes.
Você sabe como funcionam os golpes dos entregadores de aplicativos de delivery? Confira e saiba como se prevenir!
Compras por aplicativos e golpes
De tempos em tempos surgem golpes relacionados a cartões e aplicativos, sejam em compras físicas e, mais ainda, nas online. Mesmo com dicas de segurança e orientações dadas pelo aplicativo, infelizmente entregadores mal intencionados se aproveitam dos clientes pelas redes.
Em aplicativos de delivery não é diferente. O aplicativo sendo cada vez mais utilizado, novos golpes surgem e as pessoas se tornam vítimas sem nem entender o que está acontecendo.
Taxa extra
O primeiro golpe que tem sido comum nessa quarentena é sobre uma “taxa extra” cobrada pelos estabelecimentos. Nele, o cliente faz o pedido e paga pelo aplicativo, porém, após sair para a entrega, o consumidor recebe uma ligação de alguém que se identifica como funcionário do estabelecimento que informa sobre um suposto problema de pagamento de entrega, em que uma taxa deverá ser paga pessoalmente.
Essa taxa extra, geralmente é baixa, por isso pode parecer inofensiva e o cliente paga para receber o seu pedido.
O problema é que quando vai pagar, o entregador golpista entrega máquinas com problemas, impossibilitando a conferência do valor pago. Com isso, o valor digitado é muito maior e a vítima só descobre ao checar seu cartão ou fatura.
O iFood e os Procons das cidades têm recebido muitas reclamações sobre esse tipo de golpe e a orientação é que não existe taxa extra cobrada por nenhum estabelecimento. Caso você seja cobrado no momento da entrega, recuse, não faça esse pagamento e reporte para o estabelecimento.
Problemas na máquina
Outro golpe comum aplicado é quando o cliente faz o pedido pelo aplicativo, mas paga em casa. Nessa ocasião, o entregador disponibiliza maquininha com visor quebrado ou com arranhões que impedem que o consumidor confira o que foi cobrado.
Dessa forma, o golpista insere valor bem diferente do correto e o cliente, sem perceber, tem altos prejuízos em sua conta. Em muitos casos, a maquininha pertence ao próprio entregador e não ao estabelecimento. E, para diminuir o risco de ser identificado, a conta com valor real é paga pelo próprio entregador na maquininha certa após aplicar o golpe.
Como se proteger?
Seja em compras físicas, em aplicativos ou lojas virtuais, é preciso ter atenção e cuidados que, mesmo parecendo simples, são essenciais para evitar prejuízos e garantir a segurança dos dados e dinheiro.
Para compras pelo iFood e qualquer outro sistema de entrega, sempre que possível, pague o pedido pelo aplicativo. Dessa forma, o cliente apenas recebe o pedido e não precisa utilizar maquininhas ou dinheiro no momento da entrega. Ao ser creditado pelo iFood são muito pequenas as chances de erros.
Caso não seja possível pagar pelo aplicativo e o pagamento seja feito no momento da entrega, tenha atenção com as maquininhas, confira o valor digitado e não coloque sua senha em máquinas danificadas ou quebradas. Além disso, sempre peça o comprovante fiscal da compra, que é uma prova do seu pagamento.
Tenha atenção ao entregador e, sempre que possível, receba as entregas em locais claros e filmados.
Não aceite pagar taxas extras e fique alerta se receber ligações após o pedido sair para a entrega. Os aplicativos de entrega e os estabelecimentos não entram em contato com os usuários por telefone e jamais fazem cobrança extra quando os pagamentos são feitos online.
Por fim, tenha seu cadastro sempre atualizado em seu banco e, se possível, ative a opção de receber pelo celular sobre as transações. Assim, as despesas indevidas serão rapidamente identificadas.
E, se mesmo com atenção e cuidados você cair em algum golpe, ligue imediatamente para o seu banco, comunique a empresa em que fez o pedido, abra um boletim de ocorrência e envie para o iFood junto com os extratos e comprovantes do que foi debitado. Segundo o Procon, a empresa de delivery é responsável por ressarcir o prejuízo, afinal, ela é encarregada pelos cadastros dos entregadores.
Ações simples podem evitar golpes e prejuízos financeiros. Tenha atenção às dicas, tome cuidado com seus dados e cartões e proteja-se virtualmente!
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