As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as chuvas devem retornar ao sul do país ainda nesta semana. O sistema, no entanto, ainda está em formação pelo Uruguai e os volumes mais significativos devem ser registrados apenas a partir de quinta-feira (25) no Rio Grande do Sul.
Até lá, o que chama atenção nos mapas é que as temperaturas devem se elevar em todo o país, inclusive nos três estados da região sul. Vale lembrar que as previsões anteriores já indicavam um começo de Inverno com temperatura mais elevada em todas as regiões em 2020.
Segundo o modelo de previsão de temperatura do Inmet, as temperaturas já começam a subir nas próximas 24 horas no Rio Grande do Sul, com mínimas entre 18 e 20 graus. A previsão é a mesma para Santa Catarina e Paraná. “O sol forte e o ar seco predominam sobre a Região Sul. Mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai volta a ter pancadas de chuva por causa da passagem de uma frente fria pelo mar, e da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina“, destaca a Climatempo.
A tendência é que na quinta-feira (25), antes da chuva, as temperaturas fiquem ainda mais elevadas, podendo ser registradas até 30ºC em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Nesta data, para Santa Catarina e Paraná, os termômetros devem ficar entre 22 e 26 graus. “Enquanto a chuva não vem, o calor aumenta nos três estados da região sul do Brasil. temperaturas acima dos 30°C poderão ser observadas nesta terça-feira. A região da grande Porto Alegre tem calor em torno dos 30°C“, afirma a previsão da Climatempo.
Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
No Sudeste, apesar de leves altas, as tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas quando comparado com as demais regiões. Segundo o Inmet, apenas o oeste de São Paulo deve ficar entre 26ºC e 28ºC. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo não deve ultrapassar a casa dos 22 graus.
O ar seco segue predominante em quase todo o Brasil. Também na quinta-feira, no Centro-Oeste, podem ser registradas temperaturas de até 32ºC. Além disso, também é esperado que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% em algumas regiões.
Veja o mapa com a umidade relativa do ar na última segunda-feira (22):
Fonte: Inmet/Climatempo
A mudança de padrão na região sul deve começar acontecer a partir de quinta-feira (25). De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas mais expressivas devem acontecer somente a partir de sexta-feira (26), com até 30 mm de precipitação no Rio Grande do Sul.
Também na sexta-feira (26), as chuvas devem avançar para o norte do estado, atingindo ainda todas as regiões de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Para ambos os estados são esperados volumes entre 20 e 30 mm. A expectativa é que a chuva chegue até o sul do Mato Grosso do Sul. Produtores de milho da região contam as chuvas do final de semana para garantir um bom desenvolvimento do milho.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.