Assunto será levantado pela deputada Ada de Luca nos encontros do Norte, Oeste e Grande Florianópolis
Depois de duas audiências públicas estaduais, a Assembleia Legislativa realiza, a partir desta segunda-feira (17), uma série de reuniões regionais para discutir a situação do coronavírus em Santa Catarina. Os encontros serão feitos na Comissão Especial que acompanha os gastos públicos no combate à doença.
Conforme a deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB), integrante do colegiado, a ocupação dos leitos destinados exclusivamente para o tratamento de pacientes com a covid-19 está chegando perto do máximo e é “alarmante”, principalmente no Norte do Estado.
Agenda das audiências públicas
Nesta segunda, começa às 9h30, com o Oeste; continua às 13h, com o Norte; e encerra às 15h, com a Grande Florianópolis. Na quarta-feira, às 9h30, a reunião será sobre a Foz e Vale do Itajaí. Já na quinta-feira, às 13h30, será a vez do o Sul; e, 16h, encerra com o Planalto Serrano e o Meio-Oeste.
Realidade regional é diferenciada
Das três regiões que terão audiência pública nesta segunda-feira, o Planalto Norte e Nordeste tem a situação mais preocupante. Dos 130 leitos destinados exclusivamente para o tratamento de pacientes com coronavírus, 118 leitos estão ocupados, ou seja, mais de 90%.
Em Joinville, cidade mais populosa do Estado, os hospitais São José e Bethesda estão com todos os leitos para o coronavírus ocupados. Já o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt tem apenas um leito disponível e o Hospital Infantil Jesen Amarante Faria tem dois dos cinco leitos ocupados. As cidades de Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Canoinhas e Porto União também estão no limite da capacidade hospitalar.
“Quando eu recebi esses números, a partir de um levantamento feito pela nossa equipe com base nos dados oficiais do Estado, eu levei um grande susto”, afirmou Ada.
Na região Oeste, dos 66 leitos para o tratamento de coronavírus, 52 leitos estão ocupados. No Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, apenas três leitos estão disponíveis. Já na Grande Florianópolis, dos 132 leitos destinados para o coronavírus, 80 leitos estão ocupados. Na região, o quadro mais preocupante é no Hospital Florianópolis, com apenas quatro leitos disponíveis.
Segunda-feira (17)
9h30 – Grande Oeste
13h – Planalto Norte e Nordeste
15h – Grande Florianópolis
Quarta-feira (19)
9h30 – Foz e Vale do Itajaí
Quinta-feira (20)
13h30 – Sul
16h – Planalto Serrano e Meio-Oeste
—
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.