Notícias Saúde

Taxa de contágio cai no Brasil. Comemorar sem relaxar!

O Brasil pode estar na curva descendente em relação aos contágios pelo coronavírus. Esta notícia é recebida com alegria visto que o país enfrentou até o momento altas periódicas.

Embora a porcentagem de mortos esteja entre as mais baixas, o contágio preocupa.

A taxa de contágio quando está acima de 1 demonstra que a doença está progredindo, ou seja, cada infectado transmite o vírus a mais de uma pessoa, em média; abaixo dessa taxa, o contágio regride.

A informação de que a taxa caiu abaixo de 1 pela primeira vez em quatro meses no Brasil é comemorada mas deve corresponder a um aumento de cuidados e precauções.

O Brasil continua não tem controle da pandemia, e mil mortes diárias, embora estacionadas há meses, ainda preocupam.

Segundo o Imperial College, de Londres, a taxa de contágio caiu. A instituição estima que ela baixou para 0,98, próxima demais de 1 para se comemorar.

Pelo contrário, não devemos permitir que a notícia nos levem a um temerário relaxamento que tem proliferado entre brasileiros, sempre muito otimistas, por pior que seja a situação.

O Datafolha, pesquisando recentemente, demonstrou que neste mês o isolamento chegou ao menor índice já observado na crise.

Continuemos com os procedimentos padrões recomendados e o cuidado, sobretudo com pessoas em risco, e enfrentaremos esta crise com sucesso.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.