Demorou mais de um ano e foi preciso que o caos se instalasse na Saúde estadual para que os responsáveis descentralizassem o atendimento aos pacientes com coronavírus.
A centralização de atendimentos em grandes hospitais provocou o caos atual, enquanto os hospitais do interior ficavam subutilizados, sem dinheiro e com dificuldade para continuar abertos.
É mais do que evidente que este erro jamais será admitido pelos responsáveis.
“Há um esforço permanente de ampliar nossa rede de atendimento em Santa Catarina. Para isso, estamos enviando equipamentos para unidades em todo o Estado. Nossa prioridade é salvar vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Antes tarde, do que nunca, diz o adágio! O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Saúde preparou nova logística que envolve a distribuição de 55 monitores multiparâmetros, 28 ventiladores de transporte e 38 ventiladores pulmonar estático a Hospitais do interior, incluindo o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alfredo Wagner. Os aparelhos são fundamentais para o atendimento aos pacientes em estado grave da covid-19 que precisam de ventilação mecânica.
Ao todo, 18 municípios estão na lista de entregas. Além de Alfredo Wagner, Angelina, Bom Retiro, Bombinhas, Concórdia, Ibirama, Içara, Imaruí, Mafra, Nova Trento, Penha, Ponte Serrada, São José, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Xanxerê, Florianópolis e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Desde o início da pandemia, já foram enviados 766 ventiladores pulmonares, 759 monitores multiparâmetro e 203 ventiladores de transporte. Juntas com as novas entregas, representam 1,8 mil itens enviados, comemora o Secretário.
Como sempre estamos um passo atrás do avanço da Covid-19, o panorama é preocupante. Serão suficientes os aparelhos? E o pessoal responsável para trabalhar com os pacientes, está preparado? Que treinamento especializado foi oferecido aos profissionais da Saúde dos hospitais do interior? Ou o governo pretende simplesmente ir despejando os pacientes e cada hospital que se arranje?
O Secretário de Estado da Saúde deve ser mais claro em suas declarações e não apenas comemorar algo que chega tarde e que já deveria ter sido feito há um ano!
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.