Economia Notícias Tecnologia

8 Coisas que deve saber para investir em energia solar na sua casa

Matéria publicada pelo site Habitíssimo

Falar sobre energias renováveis é sempre necessário. Zelar pela preservação do planeta em que vivemos é responsabilidade de todos e isso deve começar dentro de nossas próprias casas. A energia solar é um tema que vem se popularizando cada vez mais e isso se deve as grandes vantagens que a mesma oferece. Além de ajudar a preservar o planeta através da produção de energia limpa é um sistema que permite economizar, é muito, na conta de luz. Se este assunto te interessa então acompanha este artigo onde comentamos 8 coisas que você precisa saber se pensa em implementar um sistema de energia solar em sua casa ou estabelecimento comercial.

1 – O que é energia solar?

Com certeza você já ouviu falar sobre a energia solar. Como o próprio nome diz trata-se da energia produzida de maneira limpa e sem produzir resíduos através da luz que vem do sol. Nosso país conta com um indicie de incidência solar que ultrapassa 2 mil horas por ano, o que o transforma em um território favorável para a produção desse tipo de energia.

2 – De que são feitos os painéis?

Os painéis são fabricados com células solares (fotovoltaicas) em sua superfície que por sua vez são feitas de semicondutores que transformam a luz do sol em eletricidade. Um modelo de célula utilizada em residências tem a capacidade de transformar 20% da luz do sol em energia, enquanto as utilizadas em estabelecimentos comerciais possuem uma eficiência solar de 40%.

3 – Investimento X Economia X Vida útil

Quando pensamos em instalar um sistema de energia solar em casa ou em nosso estabelecimento comercial devemos saber que não se trata se uma escolha barata. Mas, em contrapartida, o investimento inicial é totalmente amortizado com a economia na conta de luz que teremos ao longo dos anos. Um sistema como esse permite uma economia de até 90% na conta de luz. Ou seja, é possível zerar o consumo com a rede distribuidora, sendo necessário pagar apenas a taxa de disponibilidade e uso da rede. Para ter uma ideia um sistema de produção de energia pode ser amortizado em 5 anos e um sistema de aquecimento térmico em aproximadamente 18 meses. Além disso vale mencionar que os painéis possuem garantia padrão de 25 anos e sua vida útil é de 30 a 40 anos.

4 – Como ter um sistema de energia solar em casa?

O primeiro passo é contar com os serviços de uma empresa especializada para que seus profissionais realizem um projeto levando em consideração seu consumo de energia e as condições climáticas da sua região para definir qual deve ser a eficiência energética de seu sistema. Dentro desse estudo também entrará a quantidade de painéis necessários para produzir todo a energia que você precisará para sua casa bem como o posicionamento e inclinação de instalação de acordo com a localização de seu imóvel. Este tipo de sistema não necessitará nenhuma permissão para sua instalação desde que não ultrapasse 200 mm. Somente será necessário tramitar permissões (que devem ser assessoradas pela empresa contratada) em casos de sistemas muito grandes ou quando a instalação esta localizada em locais protegidos. Você pode consultar nossos profissionais e pedir orçamentos aqui.

5 – Maneiras de aproveitar essa energia

A energia solar pode ser utilizada de duas maneiras, tanto para produzir energia elétrica (através dos painéis fotovoltaicos) como para o aquecimento térmico (placas coletores) da casa:

  • Produção de energia elétrica: Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e através de um inversor a transforma em eletricidade compatível com a rede elétrica. Essa energia é utilizada para o abastecimento da casa e em caso de não ser consumida por completo o valor excedente é transformado em créditos energéticos que poderão ser utilizados em até 5 anos.
  • Aquecimento térmico: As placas coletoras absorvem a luz solar e a transfere para a água proveniente da caixa d’água e que circula em seu interior através de tubos de cobre. A água aquecida é direcionada e armazenada em um reservatório isolado termicamente destinado para o consumo do imóvel

6 – Eles funcionam a noite e em dias nublados?

Sim! Essa é a dúvida que sempre surge quando falamos em sistemas de energia solar. Claro, durante a noite o sistema não é capaz de produzir energia, mas abastece a casa com a energia gerada e armazenada durante o dia. O mesmo acontece com dias nublados e chuvosos, que apesar não possibilitarem a produção de energia com máxima eficiência, ainda assim são capazes de produzir eletricidade. Também é possível optar por um sistema combinado que permitirá o uso de energia normal quando desejado ou necessário.

7 – Como é a manutenção?

Uma das grandes vantagens de um sistema como este é que a manutenção é mínima. Ao instalar o painel de maneira inclinada garantimos que a água da chuva ajude a remover a sujeira do dia-a-dia. Mas como regra geral é preciso garantir apenas que eles estejam limpos e sem nenhum elemento que cause sombras sobre ele.

8 – O planeta agradece

Para finalizar não podíamos deixar de mencionar que a parte mais interessante dos sistemas que produzem energia através da luz do sol é o fato de que são respeitosos com o meio ambiente. Não produzem resíduos, não poluem ou emitem gases tóxicos na atmosfera. Ou seja, é um recurso inesgotável, renovável e em total harmonia com a preservação do planeta.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.