Força de trabalho digital, usada em ações repetitivas, reduz em pelo menos 80% tempo de realização de tarefas; mercado de RPA deve fechar 2021 com crescimento de 19,5%
Processar pedidos de compras; emitir, registrar e enviar notas fiscais; processar ressarcimento de despesas e aprovar cadastros para abertura de contas bancárias. Todos são processos feitos por funcionários em tarefas que podem durar horas e, em alguns casos, dias. Mas todos esses procedimentos podem ser automatizados com o uso de uma nova tecnologia chamada Robotic Process Automation (RPA), em livre tradução, Automação Robótica de Processos. “A redução no tempo de processamento das tarefas é perceptível. O processo de análise de cadastro para abertura de contas bancárias, por exemplo, pode durar alguns dias, mas com a solução RPA, é feito em poucas horas”, explica José Arthur Brasileiro, especialista em RPA e CEO da Virtual Think.
A tecnologia utiliza softwares robô para desempenhar atividades laborais feitas por humanos em ambientes digitais. A chamada força de trabalho digital agiliza as tarefas e, portanto, contribui para o aumento de produtividade. “Além disso, a RPA confere mais segurança aos processos, o que é extremamente importante no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, completa José.
Segundo ele, a tecnologia pode ser aplicada a todas as empresas que querem melhorar seus processos de negócios. “A RPA permite reduzir os custos operacionais, melhorar eficiência corporativa e a entrega de produtos e serviços e, consequentemente, aumentar a receita de uma companhia”, enumera.
Apontada como uma das mais fortes tendências de tecnologia por institutos como o Gartner, IDC, Forrester, a Robotic Process Automation é o segmento de crescimento mais rápido do mercado de software empresarial. Segundo pesquisa da Gartner, a receita global com projetos de RPA deve atingir US$ 1,89 bilhão em 2021, um aumento de 19,5% em relação ao ano anterior.
A solução é apontada como uma das principais tecnologias e tendências para transformação digital das empresas e negócios. Segundo José Arthur, isso acontece porque “ela é simples de ser implementada em ambiente tecnológico já existente, é fácil de escalar, está em constante evolução e o retorno do investimento acontece em poucos meses”.
Governança
Sob o aspecto de governança corporativa, a RPA é uma aliada das preocupações ESG (Environment, Social and Governance), já que otimiza o uso dos recursos tecnológicos, permitindo reduzir de forma significativa o uso de energia elétrica e de papéis. “É também uma importante ferramenta para o Compliance das empresas, já que dá muito mais segurança no uso e tratamento de dados pessoais”, afirma.
Evento
As aplicações da RPA serão apresentadas no próximo dia 9 de dezembro em evento on-line promovido em conjunto com a UiPath, líder global nesta tecnologia, demonstrando um caso real de automação e seus benefícios. Para se inscrever é só acessar o link: https://www.sympla.com.
Bruno Vinicius da Silva
assessor de imprensa
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