Monitoramento 24 horas dos sistemas fotovoltaicos evita sustos no fim do mês, como o da empresa que perdeu a chance de faturar 17 mil reais com a venda de crédito à concessionária.
A última onda do setor de energia solar está sendo o aprimoramento e a ampliação de serviços de monitoramento de geração que têm por objetivo garantir a eficiência dos sistemas fotovoltaicos e evitar sustos, principalmente para donos de usinas/miniusinas que produzem créditos e que são abatidos da sua conta ao final do mês.
Como aconteceu com uma empresa, que recentemente perdeu a chance de abater 17 mil reais da sua conta de energia com os créditos gerados. É o que conta Jessé Silva, Diretor Comercial da Entec Solar, empresa de energia fotovoltaica com mais de 1.000 projetos instalados em todo o Brasil, tanto comerciais quanto residenciais.
Segundo Jessé, o sistema fotovoltaico da empresa funcionou normalmente, mas por uma falha externa no registro no relógio da concessionária não computou a produção de 21 Kwh/mês. E como não havia monitoramento nas duas pontas (sistema e concessionária) – e sim somente o convencional que oferece unicamente o controle do sistema fotovoltaico -, o problema só foi percebido depois, não dando chance de reversão de créditos.
“O acompanhamento 24 horas de todo o sistema fotovoltaico garante que a geração de energia opere em sua melhor eficiência, evitando que problemas no uso atrapalhem os benefícios que o cliente tem direito. E entre eles estão a redução drástica da conta de luz, possibilitada pela geração de créditos e seu abatimento junto à concessionária”, diz o especialista da Entec Solar, que lançou um aplicativo, a fim de facilitar a checagem do funcionamento das usinas e também o monitoramento dos créditos na concessionária de energia. O novo app oferece um alerta de modo automático para a resolução de problemas que podem acarretar prejuízos, além de trazer diversas métricas que garantem uma boa operação.
Jessé explica que existem diversas maneiras de realizar o monitoramento, mas em sua maioria este procedimento precisa ser feito pelo próprio usuário, que muitas vezes não entende as métricas utilizadas pelas concessionárias e não consegue identificar anomalias. “Por isso a tecnologia vem tornar prático este processo”.
Veja quais os três principais benefícios de um sistema de monitoramento de geração de energia:
- TEMPO REAL: Sistemas realizam o acompanhamento 24 horas e avisam de forma instantânea caso haja falhas para que elas possam ser resolvidas rapidamente. Dashboards mostram status da operação e, caso ocorra alguma anomalia, um alerta é emitido.
- ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA: Trata-se do fornecimento detalhado de dados referentes à produção mensal por meio de relatórios que mostram exatamente o quanto foi gerado e qual foi o crédito acumulado no mês, o quanto a usina produz diariamente, horas de sol e produtividade. Esses relatórios são gerados automaticamente, podem ser acessados via celular e, ao final do mês, dão a real noção de qual foi o lucro obtido com a produção excedente de energia.
- EVITANDO PREJUÍZOS: O investimento em um sistema fotovoltaico de energia tem um retorno esperado entre 4 e 6 anos, dependendo do tamanho e uso. Por isso, qualquer anomalia interfere na conta de energia e, também, na hora de ter o dinheiro recuperado. Identificando anomalias, nada sairá fora do planejado. Há falhas que podem ser resolvidas remotamente como, por exemplo, um simples “reset”. O acionamento de equipes técnicas também pode ser realizado. Na Entec Solar, caso haja a necessidade, em 48 horas, no máximo, um técnico pode ir até o cliente e averiguar o problema, evitando prejuízos.
Quanto custa um serviço de monitoramento?
Um sistema de monitoramento de geração tem o custo de 55 a 250 reais mensais, para residências e comércios menores, e de 700 a 2500 reais mensais, para plantas maiores, a depender do número de painéis instalados.
Há empresas que oferecem, ainda, benefícios extras no pacote de acompanhamento, que por si só já pagam o investimento. Para o diretor, “é como se fosse um seguro, você paga e ainda recebe benefícios que, sozinhos, somam o valor investido”.
Na Entec Solar, o plano inclui uma lavagem anual dos painéis solares, que por si só custa, em média, 700 reais. “A sujeira acumulada diminui a absorção da luz do sol e reduz a efetividade de produção, então é uma importante manutenção a ser feita periodicamente”, finaliza Jessé Silva.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.