Meu primeiro contato com o falecido Prof. Olavo de Carvalho foi quando ele citou um artigo que eu havia publicado sobre a crise em Honduras nos idos 2009.
“E uma das melhores análises jurídicas que tenho lido a respeito está em http://noticias-da-web.blogspot.com/2009/09/para-entender-o-que-se-passa-em.html, assinada por Mauro Demarchi, que não tenho a menor ideia de quem seja mas é obviamente um sujeito sério.”
O artigo não era meu, cito o nome do autor e a fonte, apenas uma pequena introdução, mas parece que o Prof. não se deu ao trabalho de perceber isso.
Ele continuou sem ter a “menor ideia quem eu era”, mesmo eu tendo esclarecido que o artigo não era meu em comentário no site do Professor. Não me inscrevi em seus cursos e dos seus livros, comecei a ler um deles, mas não continuei.
Por quê?
Olavo de Carvalho visualizou na direita brasileira um falta de intelectuais que sistematizassem a ação política, e se projetou como o filosofo dela. Ele preparou e conduziu o Brasil para este momento em que vivemos. Inteligente como era, percebeu que Bolsonaro seria apenas um peão incapaz de conduzir um verdadeiro movimento anti-comunista. Em seu último vídeo ele deixa este aspecto bem claro.
Não apenas filosofo, mas também estrategista da Direita, Olavo de Carvalho não conseguiu levar sua “contra-revolução” adiante por falta de pessoas com visão estratégica semelhante, capaz de visualizar um grande Retour da ética, da moralidade, da decência na política, nas instituições etc.
Faltava a Olavo de Carvalho algo que levassem seus seguidores a pensar como ele, agir como ele e, sentir como ele.
Influenciado pelo espírito americano de marketing e de lucro, soube ganhar muito dinheiro dando orientação em forma de cursos pagos a seus seguidores.
Sua inteligência e bom senso não criou discípulos, mas clientes dispostos a tornar-se outros tantos filósofos para também vender cursos e lucrar com a crise.
Ele dirigiu a direita brasileira, não como um brasileiro, mas como um marketeiro americano, razão de seu fracasso, bem demonstrado no último vídeo gravado e disponível em seu site: https://olavodecarvalho.org/aviso-tardio/
Assista ao vídeo, uma triste despedida no dia 24 de dezembro de 2021:
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.