Publicado pela PAULUS Editora em parceria com a Editora Academia Cristã, a obra acadêmica de origem francesa “O Filósofo e a Teologia”, de autoria do renomado filósofo, historiador e exegeta Étienne Gilson (1884-1978), apresenta ao público uma reflexão em torno da “Filosofia e a Teologia”, isto é, uma análise de vários percursos que o autor fez até consolidar a convicção da imprescindível base escolástica para se chegar a Fé e a Razão.
Neste livro, escrito em 1959 e lançado em 1960, o autor já com 75 anos de idade, narra suas próprias descobertas ao longo de seu caminho intelectual em torno da área filosófica e teológica. Conforme salienta o próprio autor na introdução da obra, o assunto deste volume é a aventura de um jovem francês que, educado na religião católica, deve toda sua educação à Igreja e toda sua formação filosófica à Universidade; levado ao combate de encontrar um sentido preciso à noção de teologia, tendo consumido uma parte de sua vida na discussão do tema.
Com esse viés, Gilson – exímio seguidor do pensamento de São Tomás de Aquino-, analisa as possibilidades de uma filosofia cristã e de seus fundamentos. Em seus registros, ele fala sobre o início de sua formação acadêmica afastada dos assuntos cristãos e tomistas, em virtude da educação de sua época na França. Posteriormente, discorre sobre as posições e pensamentos sobre o tema do filósofo não-cristão Henri Bergson.
Além das abordagens citadas, Gilson analisa o papel da filosofia cristã, de modo especial a condução do Papa Leão XIII, que colocou em primeiro lugar a encíclica Aeterni Patris, publicada em Roma, em 04 de agosto de 1879, cujo propósito visava o restabelecimento da filosofia cristã nas escolas católicas, segundo o espírito do doutor angélico São Tomás de Aquino.
Em seguida, o autor discursa sobre a “arte de ser tomista”, destaca as razões pelas quais todo filósofo deve ler os escritos de São Tomás de Aquino, bem como a importância de saber o que ele ensinou e de estudá-lo profundamente na certeza do encontro de fontes seguras desse grande pensador. Por fim, Gilson reflete sobre o futuro da filosofia cristã.
O livro está dividido em 11 capítulos, que se apresentam nos seguintes temas: “As infâncias teológicas”; “Universitas Magistorum”; “A desordem”; “A teologia perdida”; “A teologia reencontrada”; “O caso Bergson”; “As ausências da sabedoria”; “A resposta de Bergson”; “A filosofia cristã”; “A arte de ser Tomista” e “O futuro da Filosofia cristã”.
A obra destina-se para todos os interessados nos estudos da História da Filosofia e das suas interfaces com a Teologia. Étienne Gilson é um nome bastante conhecido para aqueles que se interessam pelo aprofundamento dos estudos filosóficos e teológicos. Sobretudo, para quem deseja conhecer os pensamentos do autor sobre São Tomás de Aquino.
Étienne Gilson (1884-1978) é nascido em Paris, é considerado um professor renomado da Sorbonne, Strassburg, Toronto Harvard e Louvain, é por muitos corretamente chamado de “o grande medievalista do século XX”. Durante sua longa trajetória publicou algumas das mais influentes obras do pensamento cristão contemporâneo, particularmente na sólida retomada do legado de Tomás de Aquino.
Ficha Técnica
- Título: O Filósofo e a Teologia
- Autor (a): Étienne Gilson
- Acabamento: Brochura
- Formato: 13,7 (larg) x 21 (alt)
- Páginas: 248
- Área de interesse: Filosofia
Cleane Santos
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.