Clima Notícias

Até o momento 58 mortos em decorrência das chuvas em Petrópolis – veja os vídeos da tragédia

Conhecemos por experiência própria a força que pode ter as águas da chuva! Alfredo Wagner enfrentou diversas enchentes dos Rios Caetés, Adaga, Águas Frias e Itajaí. Hoje, nos solidarizamos com os petropolitanos que enfrentam situação mais grave!

Segundo a CNN em matéria publicada há pouco mais de 5 horas, “pelo menos 58 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (15). Segundo informou a Secretaria de Defesa Civil nesta quarta-feira (16), também foram contabilizados 189 deslizamentos e 229 ocorrências”.

Petrópolis segue em estágio de crise e a prefeitura pede que população evite sair de casa. Durante a madrugada, agentes da Defesa Civil percorreram alguns pontos da cidade que foram afetados pelas fortes chuvas.

Em seis horas choveu 260 milímetros. O acumulado foi maior do que todo o esperado para o mês de fevereiro.

As águas da chuva provocou o acúmulo de lama e lixo que foi arrastado para vários pontos do Centro tornando as vias obstruídas. A Secretaria de Estado de Defesa Civil acredita que de 35 a 50 casas foram atingidas pelos deslizamentos. A orientação é que as pessoas de outras regiões evitem a cidade. As aulas na rede pública foram suspensas.

O Museu Imperial de Petrópolis, em nota informou que visitantes e funcionários permaneceram abrigados nos espaços até a manhã de hoje, por isso hoje estaria fechado pois embora o Palácio não tenha sofrido danos e o acervo permanece preservado, dois prédios do Complexo, onde funcionam o refeitório e vestiário dos funcionários, estão comprometidos em decorrência de um deslizamento no terreno anexo. Ambos foram interditados por medidas de segurança.

Além disso, uma pequena barreira atingiu os fundos do Pavilhão das Viaturas, porém não houve danos. A Defesa Civil foi acionada para avaliar todas as estruturas e edificações do Complexo. A cafeteria permanece temporariamente fechada.

O bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, afirmou que as igrejas das regiões mais atingidas estarão abertas para abrigar aos atingidos pelos deslizamentos. Em vídeo publicado no perfil da Diocese no Facebook, ele contou que acolheu uma família na casa onde vive e clamou à população para a solidariedade e o acolhimento das vítimas.

Esse momento é de solidariedade e nós, da igreja católica, estamos profundamente unidos e solidários a todas as famílias. As igrejas da região onde aconteceu a tragédia estão abertas para acolher a todos. Estamos nos unido para que não falte o pão para às pessoas que perderam suas casas e, não foram poucos, que perderam entres queridos. Queria convidar a todos à solidariedade. Vamos acolher principalmente os desabrigados. Peço que acolham seus parentes, seus amigos e mesmo aqueles que estão no desespero buscando um local para ficar. Vamos também providenciar o pão de cada dia para as pessoas que mais necessitarem. Nós estamos unidos à Prefeitura de Petrópolis, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, todas as autoridades dessa cidade estão profundamente envolvidas junto com a solidariedade de todas as pessoas para que nós consigamos, o quanto antes, resolver essa questão“, disse, pedindo orações pela cidade.

O Jornal Alfredo Wagner Online se solidariza com as famílias atingidas e os munícipes em geral. Canais de apoio financeiro foram abertos para que entidades e particulares enviem ajuda monetária para a recuperação neste momento de grande tragédia.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.