Gilmar Sani e Jaison Werlich receberam o município de Alfredo Wagner com um dos menores IDHs catarinense para administrar. Administrações anteriores não souberam elevar o índice de desenvolvimento que abrange diversas categorias que impactam a qualidade de vida do alfredense.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumitiva do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), buscando elevar este índice, trouxe a Alfredo Wagner o Programa Gente Catarina. Foram visitados também Canelinha, Bom Retiro, José Boiteux e Major Gercino, municípios que também apresentam baixos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado.
A ação, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, teve o objetivo de ouvir prefeitos e representantes municipais para realizar ações com foco no desenvolvimento.
Durante as reuniões foram discutidas ações de potencialização econômica, como atração de investimentos e o suporte no empreendedorismo da região com o objetivo de gerar mais oportunidades. A comitiva da SDE foi formada pelo Diretor de Empreendedorismo e Competitividade, Carlos Alberto Arns Filho, pela Gerente de Energia e Sustentabilidade, Helena Cristina Moreira Zanella, e pelo Gerente de Novos Negócios, Antonio Ricardo Machado Slosaski.
“Os prefeitos e representantes municipais demonstraram entusiasmo e satisfação pelo trabalho que o Governo do Estado está realizado nos municípios com menores IDH. Identificamos as potencialidades de cada região e vamos trabalhar para o desenvolvimento econômico destes municípios”, explicou o Diretor de Empreendedorismo e Competitividade, Carlos Alberto Arns Filho.
Os servidores da SDE foram recepcionados pelos prefeitos de Canelinha, Diogo Francisco Alves Manoel, de Bom Retiro, Albino Gonçalves Padilha, de Alfredo Wagner, Gilmar Sani, de José Boiteux, Adair Antonio Stollmeier e de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers.
Além dos prefeitos, participaram dos encontros os vice-prefeitos de Canelinha, Antônio Carlos Machado Junior, Bom Retiro, Luiz Carlos Ferreira, Alfredo Wagner, Jaison Werlich, José Boiteux, Claudenir Censi e Major Gercino, Viviane Booz.
Em Canelinha participou ainda o chefe de gabinete, Joseph Taylos de Paes Farias, e o secretário de desenvolvimento, agricultura, meio ambiente, habitação e turismo, Martinho Luiz Tomazzia. E em Bom Retiro, participou o chefe de gabinete, Rafael Souza.
A partir de agora, a SDE vai trabalhar de forma personalizada para atender às necessidades de cada um dos municípios visitados para aumentar a renda per capita, um dos indicadores atrelado ao IDH. A SDE pretende visitar outros municípios que compõem o programa Gente Catarina.
O que é o programa Gente Catarina
O Governo do Estado lançou, em setembro, o programa Gente Catarina, que consiste na atuação integrada de diversos órgãos estaduais, para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte prematura.
Texto: Pablo Mingoti e Mauro Demarchi
Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.