Educação Notícias Turismo

Udesc homenageia deputado Mauro de Nadal por apoio a circuito do cicloturismo

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) prestou uma homenagem ao deputado estadual Mauro de Nadal pelo apoio ao projeto Circuito de Cicloturismo Velho Oeste, desenvolvido sob gestão da universidade e com participação de diversos parceiros.

A entrega da homenagem ocorreu na última sexta-feira, 27, no campus do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) em Pinhalzinho. O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, o diretor-geral do centro de ensino, Cleuzir da Luz, e a professora Kiciosan Galli prestigiaram o encontro, que incluiu a entrega de uma placa e de uma carta de agradecimento.

O texto de agradecimento resume o andamento da iniciativa, desde sua concepção, em 2017, e agradece ao deputado por “apoiar, valorizar e acreditar nesse projeto que está trazendo turistas e propiciando desenvolvimento à região da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios)“.

Rota sinalizada

Conforme o documento, hoje o projeto tem “a rota sinalizada em GPS, placas de sinalização em produção, dois documentários sobre o circuito na mídia e empreendedores recebendo assessoria e capacitações“.  

O agradecimento destaca a importância da emenda parlamentar feita pelo deputado Nadal, enquanto presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), que destinou recursos ao projeto.

A Udesc reconhece e valoriza muito as pessoas e as instituições que ajudam a universidade na sua missão de levar desenvolvimento para Santa Catarina e para o Brasil. É por isso que a Udesc é grata ao deputado Mauro de Nadal, que já beneficiou as ações da universidade por meio de vários projetos e foi digno de receber essa singela, mas sincera, homenagem“, enfatiza o reitor Baretta.  

Surpresa

O parlamentar definiu a homenagem surpresa como “um momento ímpar” em sua vida. “Minha agenda dizia que teria uma reunião com representantes da universidade e, ao chegar, me deparei com uma linda e emocionante homenagem. Palavras faltaram para descrever a alegria e emoção“, afirma.

Mauro de Nadal, que também apoia a universidade em iniciativas como o projeto Lixo Orgânico Zero e o incentivo à produção de camarão orgânico, destaca o potencial do Circuito Velho Oeste de Cicloturismo. “O fortalecimento do turismo regional, mostrando as belezas naturais do extremo oeste, além da cultura local, faz com que tenhamos mais desenvolvimento“, afirma. 

Agradecimento

Coordenadora-geral do projeto, a professora Kiciosan ressalta que o deputado tem sido um grande parceiro e incentivador do circuito desde o primeiro momento em que conheceu a proposta. “Essa homenagem é um agradecimento dos gestores e empreendedores do Circuito Velho Oeste a quem sempre apoia projetos que favorecem o desenvolvimento do Estado Catarinense. Muito gratificante ter a Udesc como gestora desse projeto e ver que ele está contribuindo paulatinamente para a melhora da região“, afirma.

As ações viabilizadas nos últimos dois anos incluíram duas edições do evento Integra Velho Oeste, que tiveram participação de parceiros, representantes do setor público e empreendedores locais, em apresentações e visitas técnicas a municípios envolvidos na iniciativa.  

Sobre o circuito

O Circuito de Cicloturismo Velho Oeste visa incentivar o turismo e fortalecer a economia regional, aproveitando a cultura e as características geográficas do Oeste Catarinense. A proposta é reunir belezas regionais, lazer e conhecimento tradicional em plantas medicinais em um trajeto que inclui as 11 cidades da Amerios.

O percurso mapeado percorre 300 quilômetros de estradas de chão e asfalto com belas paisagens, passando por diversas propriedades rurais, e pode ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.

Gestores

Na Udesc, o projeto é desenvolvido em parceria pela Udesc Oeste e pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com coordenação das professoras Kiciosan Galli (CEO) e Ivoneti da Silva Ramos (Esag).

Entre as instituições envolvidas da iniciativa liderada pela Udesc, estão a Alesc, a Polícia Militar (PM-SC), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e a Amerios, além de prefeituras e empreendedores da região, incluindo proprietários rurais.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.