O Museu de Arqueologia e Numismática da Lomba Alta, fundado no cinquentenário da morte de Alfredo Henrique Wagner (20 de outubro de 2002) abriga vasto material de interesse arqueológico, geológico, numismático e ecológico. Duas construções guardam o acervo divididos em antiguidades diversas como louças, ferramentas, vestuário, a maioria pertencente à família de Alfredo Wagner que atualmente ocupam a casa réplica da residência do patrono do Município e artefatos indígenas, numismática e biblioteca em edifício de alvenaria com 369m² de construção. Atrás do Museu, há um bosque de árvores nativas alfredenses, com todas as espécies frutíferas comestíveis encontradas nas matas do Município.
A nova construção do Museu da Lomba Alta abriga dezenas de peças indígenas, de diversas etnias, com mais de 3 mil anos.
O acervo conta também com peças de milhões de anos e que podem ser analisadas e estudadas seja por alunos e estudantes ou mesmo amantes da história antiga.
A pandemia da Covid-19 restringiu o acesso ao Museu da Lomba Alta como aconteceu com todos os museus do mundo, que foram obrigados a fechar as suas portas.
A reabertura, programada para ocorrer nas próximas semanas, tem sido preparada há meses, e será realizada em grande estilo com a colaboração da Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, através da Secretaria da Educação e da Secretaria do Turismo.
Reuniões tem sido realizadas pela Fundação Alfredo Henrique Wagner, que administra o Museu, e Prefeitura Municipal para que se adeque a reabertura a nova ênfase dada ao turismo em Alfredo Wagner.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.