O Dia do Mel é uma ocasião especial para celebrarmos a rica biodiversidade do Brasil e o que ela tem a nos oferecer. O mel produzido pelas abelhas é um ótimo exemplo. O Brasil tem uma ampla variedade de espécies produtoras de mel. Estes possuem características distintas e mudam de acordo com as espécies de abelhas produtoras, com a planta de onde é extraído o néctar e com a localização geográfica dessas vegetações.
O mel mais conhecido pelo consumidor brasileiro é o produzido pela abelha-africanizada (Apis mellifera), mas há abelhas sem ferrão que produzem méis com potencial de comercialização e com características únicas, pois cada espécie de abelha possui sua técnica para armazená-lo em potes feitos com uma mistura de cera e própolis. Com o passar do tempo, os aromas desses “barris” vão passando para o mel e modificando seu sabor.
Tem mel para todo gosto. Ele pode apresentar consistências, sabores e cores diferentes. A acidez, o aroma, a umidade, a viscosidade e até o tempo que ele demora para cristalizar também variam de acordo com esses fatores.
Confira o especial sobre tipos de mel que preparamos para celebrar este dia e surpreenda-se: https://abelha.org.br/21-de-junho-dia-do-mel-a-rica-diversidade-do-brasil/.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.