Jornalistas, pesquisadores de mídia e estudantes universitários unirão forças para combater a desinformação desenfreada e muitas vezes mortal em um novo programa global de três anos liderado pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) com o apoio da Fundação Scripps Howard.
A iniciativa de US$ 3,8 milhões chamada Desarmar a Desinformação ajudará os jornalistas a produzir reportagens investigativas para identificar e desmascarar falsidades e desvendar as figuras sombrias por trás das campanhas de desinformação. Os jornalistas do programa serão pioneiros em técnicas inovadoras para atingir o público-alvo dessas campanhas, como um antídoto para o ambiente de informação contaminado que ameaça democracias em todos os lugares. “Da guerra da Rússia à Ucrânia à pandemia global de COVID-19 e ataques à democracia nos Estados Unidos e em outros lugares, vimos como essas mentiras podem ter resultados fatais”, disse a presidente do ICFJ, Sharon Moshavi. “Todo jornalista do mundo deve se tornar um repórter contra a desinformação, e Desarmar a Desinformação ajudará a atender a essa necessidade urgente.”
O programa será executado sob os auspícios do Pamela Howard Forum on Global Crisis Reporting do ICFJ , uma iniciativa premiada que oferece treinamento, subsídios e outros apoios a mais de 13.000 jornalistas para cobrir melhor as crises mais urgentes do dia.
“Os jornalistas enfrentam uma batalha árdua com informações imprecisas e falsas se espalhando a um ritmo alarmante”, disse Liz Carter, presidente e CEO do Scripps Howard Fund e da Scripps Howard Foundation. “Essa abordagem não apenas ajudará os jornalistas a detectar desinformação e desinformação, mas também os exporá a soluções práticas para combater esse problema, que está minando a confiança no jornalismo em todo o mundo.”
Através do programa Desarmar Desinformação: Milhares de jornalistas e estudantes de jornalismo receberão treinamento em tópicos como checagem de fatos, verificação e segurança digital. Subsídios para reportagem estimularão projetos de investigação transfronteiriços. Jornalistas e redações desenvolverão novas técnicas de engajamento do público para alcançar aqueles mais propensos a acreditar na desinformação. Um bolsista Knight do ICFJ com experiência no combate à desinformação liderará um componente de treinamento de treinadores para multiplicar o impacto do programa.
O programa também inclui um componente de pesquisa robusto e orientado para a ação, projetado para apresentar soluções e recomendações adaptáveis para jornalistas e meios de comunicação. O ICFJ promoverá essas soluções por meio de sua rede global e no site da Rede de Jornalistas Internacionais (IJNet), que atinge quase dois milhões de usuários únicos anualmente em oito idiomas.
O ICFJ fará parceria com os Howard Centers for Investigative Journalism da Arizona State University e da Universidade de Maryland nos principais componentes do projeto.
Em seu último ano, o ICFJ ampliará todos os aprendizados da iniciativa, em parceria com redações locais selecionadas nos Estados Unidos e outros países-chave para integrar práticas diárias que rotineiramente expõem e desmentem falsidades generalizadas.
Sobre o ICFJ
O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) capacita uma rede global de jornalistas para produzir reportagens que levem a governos melhores, economias mais fortes, sociedades mais vibrantes e vidas mais saudáveis. Servimos nossa comunidade fornecendo treinamento, orientação, bolsas e apoio financeiro em jornalismo investigativo, reportagens de questões críticas, inovação de mídia e sustentabilidade financeira, bem como por meio de pesquisas e recursos de ponta. Saiba mais em icfj.org.
Sobre o Fundo Scripps Howard
O Scripps Howard Fund apoia causas filantrópicas importantes para a The EW Scripps Company (NASDAQ: SSP) e as comunidades que atende, com ênfase especial na educação em jornalismo, excelência em jornalismo e alfabetização infantil. Na encruzilhada da sala de aula e da redação, o Fundo é líder no apoio ao jornalismo por meio de bolsas de estudo, estágios, recrutamento e desenvolvimento de minorias e causas da Primeira Emenda. A Scripps Howard Foundation, uma organização afiliada ao Scripps Howard Fund, apóia os esforços de caridade da Scripps por meio de sua doação e grandes doações.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.