O Programa de Inclusão e Diversidade da Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, venceu a categoria Diversidade e Inclusão Norte e Nordeste da edição 2022 do Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. O Programa #EuIncluo está em ação desde março de 2021 e visa promover, de maneira estratégica e efetiva, a cultura da inclusão e diversidade, propiciando um ambiente de trabalho diverso, seguro, saudável e inclusivo.
O #EuIncluo conta com o engajamento direto de mais de 200 colaboradores(as) e já realizou em torno de 256 ações desde a sua implementação até setembro de 2022, estando segmentado em diferentes frentes de atuação, que impactam diretamente mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e 50+. O sucesso do Programa se deve ao protagonismo das pessoas que compõem a Solar, fazendo da empresa uma referência quando o assunto é diversidade de gênero, funcional, étnico-racial, sexual e geracional.
O case “Uma Solar com mais cores: a cultura de Inclusão e Diversidade Solar” empatou na categoria Diversidade e Inclusão Norte e Nordeste com um case da Mineração Rio do Norte – MRN, do Pará, e a defesa das iniciativas para premiação no painel Nacional acontecerá no dia 24 de outubro. O Prêmio Aberje está na sua 48ª edição, reconhecendo e celebrando empresas, instituições, mídias e profissionais que combinam criatividade, recursos e estratégias em comunicação organizacional para gerar melhores resultados para os negócios e impactos positivos para a sociedade.
Programa premiado
Um ambiente solar é feito com muitas cores, e colorir a empresa de inclusão e diversidade é um objetivo que já rendeu outras premiações à companhia. Além do Prêmio Aberje, o Programa #EuIncluo também já garantiu para a empresa, no ano de 2021, a renovação do Selo da Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria Municipal da Reparação de Salvador, Bahia, que visa reconhecer publicamente ações de promoção da equidade racial nas políticas internas de organizações públicas, privadas e da sociedade civil.
Outro reconhecimento importante, agora em 2022, foi o prêmio Melhores Empresas em Práticas e Ações da Diversidade, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, no mês de maio, em São Paulo. A inclusão e diversidade promovidas pela Solar também colocaram a empresa no top 5 da categoria Estrutura Interna do Prêmio Diversidade em Prática, da Blend Edu, um dos maiores prêmios de diversidade e inclusão empresarial do Brasil.
Ainda em 2022, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Ceará, homenageou a Solar com a placa “Amigo(a) da Inclusão” pelo apoio da empresa à 1ª caminhada de conscientização sobre o autismo, realizada em abril, em Fortaleza. A homenagem reforçou ações da Solar na busca por fazer a diferença e lutar por acessibilidade, inclusão e dignidade.
E não pára por aí! Iniciativas do #EuIncluo também estão concorrendo na categoria Make a Difference, bloco Diversity & Inclusion, da Copa de Excelência LATAM, premiação realizada entre os engarrafadores do Sistema Coca-Cola, que avalia também critérios como Meio Ambiente, Segurança Industrial, Crescimento, Desempenho, entre outros.
Para Virgínia Lima, Especialista de RH em Inclusão e Diversidade, o reconhecimento é fruto de muito trabalho. “Em quase dois anos de Programa, já é possível percebermos mudanças culturais importantes, pessoas cada vez mais engajadas e um movimento natural de atração da diversidade, acolhimento e inclusão de pessoas diversas, e principalmente respeito. Todo processo de mudança cultural requer tempo e muita dedicação, então acredito que estamos colhendo frutos de um trabalho gigante, e de muita gente, nos bastidores”, reforça.
Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.
Alice Araujo
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.