Análise Política

Lula eleito para 3º mandato por pequena margem

Um resultado esperado por quem analisa os acontecimentos políticos no Brasil.

Bolsonaro e seus colaboradores tudo fizeram para perder, embora seus seguidores tenham sido eleitos com ampla vantagem sobre candidatos petistas. O que houve, então?

A newsletter enviada por The Intercept Brasil, órgão de esquerda, assim comentava alguns dias atrás: “A reta final da campanha parecia favorável ao bolsonarismo até a semana passada, com pesquisas mostrando a aproximação dos dois presidenciáveis.

Esta eleição seria decidida por pequena porcentagem, todos sabiam disso e o clima de derrota de Lula já estava atingindo seus eleitores, quando, do nada, entrou em cena Roberto Jefferson.

Continua a newsletter do Intercept: “Do dia para a noite, Jefferson dominou o noticiário, deixando os nomes de Lula e Bolsonaro para trás nas buscas do Google.”

Em plena véspera de eleição, Carla Zambelli também é tema do noticiário, fazendo que os presidenciáveis fossem esquecidos e o foco de um candidato com arma na mão voltassem às mídias provocando os mesmos efeitos dos tiros de Jefferson.

Tão logo fecharam-se as urnas e o resultado foi divulgado, anunciando a vitória de Lula, candidatos bolsonaristas, vencedores, já se manifestaram, afirmando abertura para conversações e alianças com o presidente eleito.

Lula não poderá tocar sua agenda, pois terá que negociar com a classe política. Sua vitória foi por uma margem muito pequena e congresso e governos estaduais tem maioria da futura oposição!

Bolsonaro não será esquecido por Lula! Ele trabalhou arduamente para reerguer a carreira política do petista, conseguindo assim restaurá-lo na vida política novamente.

 

 


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.