Fonte: Roberto Georg Uebel, professor de relações internacionais da ESPM Porto Alegre
O resultado das Midterms 2022 – eleições americanas do meio de mandato – representa um ponto de inflexão do governo Joe Biden. Segundo o professor de Relações Internacionais da ESPM Porto Alegre, Roberto Georg Uebel, o Partido Democrata já vinha colhendo informações das pesquisas de opinião pública que apresentavam baixa popularidade. “Os resultados parciais demonstram que os democratas que foram reeleitos se descolaram de Biden, mas não da vice-presidente Kamala Harris, até para seguir numa possível pré-candidatura em 2024”.
O resultado dá certo alívio aos democratas, pois não se consolidou a previsão de uma grande vitória dos republicanos. “Isso é um recado para o governo Biden, que esboçou uma reação de alívio. Tanto do lado democrata quanto dos republicanos, as parciais apontam para uma situação não tão crítica para o presidente americano e abre possibilidade para interpretar com quem poderá contar para temas polêmicos que forem enviados à Câmara como o Senado nos próximos dois anos”, conclui Uebel.
O especialista está disponível para comentar o assunto.
Roberto Georg Uebel é professor de Relações Internacionais da ESPM Porto Alegre, doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pós-doutorando em Geografia Política na UFRGS e tem como área de pesquisa temas da Geopolítica, Geoeconomia e Geografia dos Negócios Internacionais.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
William Lara
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.