Educação

Centro Lemann reúne pesquisadores, agências de fomento e organizações sociais para construir agenda colaborativa de pesquisa em equidade na educação

II Colóquio Centro Lemann: Pesquisa em Equidade na Educação congrega cerca de 70 participantes nacionais e internacionais, com o objetivo de produzir conhecimentos, evidências e soluções para enfrentar a desigualdade educacional no Brasil

24 de novembro de 2022 – O que já sabemos e o que ainda precisamos gerar de conhecimentos sobre as desigualdades educacionais no Brasil? Como pesquisas de ponta podem ajudar o país a mapear evidências e desenvolver soluções que possam assegurar que todos os estudantes aprendam e ninguém fique para trás? Estas são algumas das perguntas que orientarão as apresentações, os debates e oficinas do II Colóquio Centro Lemann – Pesquisa em Equidade na Educação. O encontro acontece presencialmente nos dias 28 e 29 de novembro, na cidade de Sobral (CE) e reunirá cerca de 70 pessoas engajadas em pensar caminhos para a promoção de uma educação básica de qualidade com equidade. O evento está sendo promovido pelo Centro Lemann, organização independente, apartidária e global idealizada pela Fundação Lemann, cuja missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

A programação foi pensada para promover a interação entre pesquisadores, agências de fomento e outras organizações empenhadas em investigar esses temas, com plenárias e atividades em grupo voltadas prioritariamente para a construção de uma agenda colaborativa de estudos aplicados, que possam gerar mudanças na prática. Em meio a esse ambiente cooperativo, a ideia é identificar as prioridades de pesquisa e criar sinergias para a produção de conhecimento de ponta, que apoie de forma efetiva as redes públicas de educação no país.  

Alejandra Meraz Velasco, gestora do Centro Lemann e coordenadora do evento, destaca que “a pesquisa para a promoção da equidade na educação exige foco na superação das desigualdades, abordagens interdisciplinares, adoção de metodologias quantitativas e qualitativas que se complementam, projetos que articulem academia, governo e terceiro setor. São esses fatores que buscamos reunir e engrenar no II Colóquio do Centro Lemann”.

Com a participação de  especialistas nacionais e internacionais, o Colóquio conta com painéis de apresentação de resultados de pesquisa e metodologias inovadoras com foco na promoção da equidade na educação, além de se debruçar sobre a necessidade de  estruturação de agendas de pesquisa que busquem soluções voltadas a responder às principais dificuldades vivenciadas pelas redes de educação. Também fazem parte da programação a apresentação da Revista Equidade, desenvolvida pela equipe do próprio Centro Lemann, e a pesquisa Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: que tipo de aprendizagem importa?,  realizada sob a coordenação das especialistas  Linda Darling-Hammond, presidente e CEO do Learning Police Institute (dos Estados Unidos), e Marjorie Wechsler, gestora de pesquisa na mesma instituição, que também participam do Colóquio.

O encontro conta ainda com apresentações de Sonya Douglas Horsford, professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA); de Rafael de Hoyos, sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do do Banco Mundial; e de Lara Simielli, diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas. Os estudos apresentados também serão comentados pelos especialistas Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil,  Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático do Instituto Reúna, e Hebert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do Município de Sobral.

PROGRAMAÇÃO

28/11

Manhã

Abertura e boas-vindas

Momento 1:

Pesquisa aplicada sobre desigualdades educacionais: metodologias e resultados

Pesquisas para a equidade étnico-racial

Com Sonya Douglass Horsford

Professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), Teachers College, Universidade de Columbia.

Pesquisas sobre desigualdade socioeconômica

Com Rafael de Hoyos

Sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México)  e economista sênior do Banco Mundial.

Debate com participantes

Momento 2:

Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação

Levantamento preliminar de pesquisas acadêmicas e não acadêmicas sobre desigualdades educacionais

Com Lara Simielli

Diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas.

Atividade de cocriação em subgrupos: O que ainda não sabemos e precisamos saber para promover a equidade na educação?

Tarde

Momento 3:

Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação (continuação)

Apresentação e validação dos resultados dos trabalhos dos subgrupos

Segunda rodada de cocriação em subgrupos: Que pesquisas priorizar, como desenvolvê-las e com que objetivo?

Momento 4:

Lançamento da Revista Equidade

29/11

Manhã

Abertura

Momento 1:

Expectativas e oportunidades para fazer avançar  uma agenda colaborativa de pesquisa para equidade na educação

Momento 2:

Pesquisa aplicada sobre lideranças educacionais: metodologia e resultados

Apresentação da versão em português do relatório da pesquisa: Desenvolvendo lideranças escolares efetivas. Que tipo de aprendizagem importa?

Com as autoras:

Linda Darling-Hammond

Presidente e CEO, Learning Policy Institute

Marjorie Wechsler

Gestora de pesquisa, Learning Policy Institute

Debatedores

Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento

Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil

Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático Instituto Reúna

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do município de Sobral

Momento 3:

Apresentação da II Chamada Aberta do Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann | Encerramento

Tarde

Momento 4:

Atividades extras

Visita a escolas de educação básica de Sobral e reuniões das equipes de pesquisa, mentores e pesquisadores apoiados pelo Centro Lemann.

Sobre o Centro Lemann

O Centro Lemann nasce em 2021, sob o paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender independentemente dos seus contextos e características pessoais. Somos uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann. Nossa missão é promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

O município de Sobral nos serve como inspiração por ter superado desafios complexos, demonstrando que é possível garantir aprendizagem adequada para crianças e jovens, sem que nenhum(a) deles(as) fique para trás.

Nosso propósito se realiza a partir de três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-South Coalition. O Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa a fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores educacionais de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para melhoria da qualidade e redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South Coalition tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas a melhorar a aprendizagem na educação básica em seus países.


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