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Celesc premia professora e estudantes catarinenses que conquistaram os melhores resultados na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Nesta sexta-feira (25/11), vencedores catarinenses da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) estiveram na Celesc para participar da cerimônia de premiação da competição, realizada durante a programação da Semana de Inovação da Companhia.

Professora e estudantes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas puderam participar da disputa, que tem o objetivo de levar informações sobre o uso racional da energia elétrica e de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento por meio de desafios e provas.

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Familiares dos alunos também participaram do evento

Para a diretora de Planejamento, Controles e Compliance da Celesc, Pilar Sabino da Silva, esta iniciativa representa uma importante oportunidade de compartilhar conhecimentos obre um tema tão relevante para toda a sociedade, como é o uso eficiente de energia elétrica. “A didática moderna aplicada nos desafios propostos pela Olimpíada aumenta o engajamento entre o público jovem, que propaga esses conhecimentos entre seus familiares e comunidades. Todos ganham”, afirma.

Em Santa Catarina participaram 4.792 alunos, 169 professores e 106 escolas, das quais 72 públicas e 34 privadas. Destes, 765 participantes conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze. “Todos eles receberão certificado de participação e medalha de acordo com o seu desempenho. Os melhores colocados — uma professora, os alunos classificados nos três primeiros lugares e os dois estudantes de escolas públicas que conquistaram a melhor classificação —, também receberão notebooks”, conta o gerente de Projetos da Celesc, Rodrigo José Hoffmann.

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O  Gerente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, Thiago Jeremias com o estudante Pietro Cozze, que conquistou o terceiro lugar

Gerente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias acredita que a Olimpíada tem papel fundamental na reflexão a respeito dos impactos do consumo de energia sobre as futuras gerações. “Quando falamos em sustentabilidade surge sempre uma pergunta: que mundo vamos deixar para nossos filhos? Mas isso não é o suficiente, pois nossos filhos precisam também estar preparados para deixar um mundo melhor para os nossos netos. E esse é o principal objetivo das Olimpíadas da Eficiência Energética, preparar e capacitar os nossos jovens para participarem dessa transformação”, diz.

A professora Fernanda de Souza Pereira, da Escola Municipal de Educação Básica São Tarcísio, localizada em São Bonifácio, foi a vencedora entre os mestres catarinenses. Para ela, iniciativas como essa são importantes para trazer aos alunos a consciência de pautas atuais e necessárias. “Fiquei muito emocionada com o resultado que obtive”, disse. “Espero que isso sirva para incentivar os estudantes a participarem cada vez mais dessas olimpíadas, testarem seus conhecimentos e também acreditarem em seus potenciais”, completou.

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Diretor Comercial, Vitor Lopes Guimarães entrega o prêmio para a aluna vencedora, Evelin Fernandes Wegner

Evelin Fernandes Wegner, do Colégio Santa Rosa, de Lages, obteve a melhor classificação entre os estudantes catarinenses. “Eu fiquei muito feliz. Não estava esperando. Com o resultado, pude ir para Brasília, uma cidade que eu ainda não conhecia”, celebrou.

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Debora Simoni Ramlow. Gerente Departamento de Gestão de Projetos Estratégicos, parabeniza o aluno Lorenzo Forte

 Aluno do Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Mirian Geny Friedrichsen, instituição municipal de Balneário Piçarras, Lorenzo Forte afirmou que pôde ver conteúdos que vão além daqueles ensinados nas escolas. “São coisas interessantes de se aprender porque cada vez mais os recursos na Terra estão ficando escassos e há a questão do aquecimento global também. Cada vez mais, ser consciente é necessário”, comenta.

O estudante Pietro Cozzer, do Colégio Marista São Francisco, de Chapecó, conquistou o terceiro lugar e percorreu mais de 600 quilômetros para não perder esse momento. “São diversos desafios com que nos deparamos na olimpíada e pude aprender mais sobre energia, que é um dos conteúdos que mais gosto em Ciências. Foi muito gratificante participar”, comemorou.

Sobre a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), coordenada pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e realizada por concessionárias de energia que operam em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. A disputa incluiu a formação de professores em uma plataforma digital, a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas para aferição do aprendizado. Todas as etapas foram monitoradas e permitiram a utilização de conteúdos online e off-line, incluindo a realização de provas em braile.

Os materiais dirigidos aos estudantes foram baseados no moderno conceito de gamificação, com desafios que permitiram aos alunos a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Outra etapa foi a realização de uma “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora.

Em Santa Catarina a ONEE 2022 foi conduzida pela Divisão de Eficiência Energética da Celesc, que realizou a Blitz da Eficiência na Escola da Fazenda – EFAZ, no bairro Campeche, em Florianópolis. A ação pode ser conferida no vídeo 

Para engajar a comunidade escolar, também apresentamos esse projeto à Secretaria Estadual de Educação, que reconheceu a carga horária de 40h de capacitação dos professores, possibilitando, assim, a utilização dessas horas para progressão de carreira, algo até então não idealizado pelas demais distribuidoras do país e que serviu as inspirou a seguirem o mesmo caminho”, relata Hoffmann, que também destaca a aprovação do projeto pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pelo Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE).


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