Análise Política Notícias

As FFAA brasileiras estão preparando uma reação efetiva à posse de Lula? Estão convocando os CACs?

As mídias sociais estão lotadas de diz-que-diz e palavras de ordem sobre possível mobilização das Forças Armadas. O quê de fato está ocorrendo?

Apoiadores do Presidente Bolsonaro tem divulgado um canal de comunicações do Exército como se fosse para um alistamento de civis que possuem o CACs (Certificado de Registro para Colecionamento, Tiro Desportivo e Caça) contra o resultado das eleições.

Ao mesmo tempo em que Ministros e apoiadores divulgavam em suas redes sociais a página para recebimento de uma newsletter do Exército “O Veterano” como se fosse para engajamento de civis, o Exército organizava a EXAR: Exercício de Apresentação da Reserva.

Criado em 2015 o EXAR tem como principais finalidades:

  • praticar o mecanismo de convocação;
  • avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização;
  • atualizar dados;
  • cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva;
  • e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.

O EXAR pode ser realizado através da Internet pelo endereço eletrônico exarnet.eb.mil.br ou na Organização Militar (OM) em que estiver vinculado ou na mais próxima de onde reside e apenas durante os 5 (cinco) anos seguintes ao licenciamento, destinado aos Oficiais e Praças da Reserva e reservistas que devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

O objetivo do Exercício de Apresentação da Reserva não trata, em hipótese alguma, de qualquer forma de alistamento ou convocação de civis para servir ao Exército e às Forças Armadas em caso de necessidade.

Já o formulário divulgado nas redes sociais, como se fosse para esse cadastramento, destina-se, única e exclusivamente, para receber por e-mail atualizações sobre o informativo “O Veterano” do Exército, que divulga assuntos de interesse da Força Terrestre.

Você poderá verificar no próprio site do exército clicando aqui.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.