Alfredo Wagner tem um costume de previsões para o início do ano que está desaparecendo. Só os mais velhos talvez se lembrem, mas curiosamente, a tradição costuma trazer grandes lições!
Um novo ano é como uma criança e, através dos primeiros passos, se saberá que adulto será.
Era tradição, aqui no município, referindo-se à previsão do tempo para um ano que se inicia, considerar os 10 primeiros dias de Janeiro como um presságio dos restantes 355 dias do ano.
Cada dia corresponde a 1 mês do ano. Não choveu nos dias 1 e 2, mas sim no dia 3 é sinal de que janeiro, fevereiro serão meses de seca enquanto março será chuvoso. Quarta feira dia 4 de Janeiro amanheceu chuvosa o que prevê tempo chuvoso para o mês de Abril.
O restante da semana, segundo a previsão será de tempo bom e ensolarado, o que nos remete, por enquanto a um tempo seco no restante do ano, de maio a dezembro. Se o clima não mudar até lá, é claro.
Esse tipo de previsão, construído através da observação de centenas de pessoas que passavam umas às outras as informações, nas conversas em família, nas rodas de bar, nas festividades das comunidades, favorecendo a interação com a natureza e o clima, mostrou-se muitas vezes acertada.
E com relação à política? Pode-se dizer o mesmo? Ou seja, os primeiros 10 dias do ano refletirão o restante do ano?
É o que veremos! Daqui a dez dias faremos um balanço sobre a política no Estado e no Brasil e o que poderemos prever para este ano.
Até lá, então! Feliz 2023 a todos nossos leitores!
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.