As fortes chuvas registradas nesta terça-feira (17), no município de Rodeio, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, resultaram na morte de dois homens e uma menina de quatro anos. A Prefeitura de Rodeio decretou calamidade pública na tarde desta quarta-feira (18), nas áreas do município mais atingidas pelas fortes chuvas.
O Prefeito de Rodeio Valcir Ferrari, assinou na tarde de quarta-feira o decreto número 5998 que DECLARA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NAS ÁREAS DO MUNICÍPIO AFETADAS POR TEMPESTADES LOCAIS/CONVECTIVAS CHUVAS INTENSAS.
Sendo assim, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução. Além das demais determinações conforme a lei.
O Decreto, segundo o perfil da Prefeitura Municipal de Rodeio no Instagram, possibilita uma resposta rápida para todos os munícipes atingidos e já se encontra em vigor.
“Pedimos que a população que reside em áreas consideradas de risco, como próximo a encostas, monitore a situação do local e acione a Defesa Civil municipal em qualquer caso de perigo ou emergência“, afirma o perfil.
O prefeito Valcir Ferrari, avisa que “as buscas seguem por duas pessoas desaparecidas, incluindo uma bebê. Segundo levantamento prévio da própria Defesa Civil, 80% da área urbana foi atingida“.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.