A divisão de Eficiência Energética da Celesc concluiu, entre os dias 10 e 24 de fevereiro, a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, bem como de notebooks, aos premiados da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que visa conscientizar alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental sobre a importância do uso racional da energia elétrica.
Ouça a notícia:
Ao todo, em Santa Catarina, participaram da olimpíada 4.792 alunos, 169 professores e 106 escolas, das quais 72 são públicas e 34, privadas. Destes, 760 participantes conquistaram 213 medalhas de ouro, 268 medalhas de prata e 279 medalhas de bronze. “É um projeto de grande importância porque cria a consciência sobre o uso racional da energia em jovens que serão multiplicadores da cultura em casa. Esses alunos levarão para a vida essas boas práticas de economia de energia, contribuindo com o meio ambiente”, destacou o gerente do projeto, Rodrigo José Hoffmann.
Todos receberam certificados de participação e medalhas de acordo com o seu desempenho. Os melhores colocados — uma professora, os alunos classificados nos três primeiros lugares e os dois estudantes de escolas públicas que conquistaram a melhor classificação —, também receberam notebooks.
Destacando as escolas públicas, o Segundo Lugar Geral Estadual e Primeiro Colocado de Escola Pública foi o aluno Lorenzo Forte, do Centro Integrado de Ensino Fundamental Profª.: Mirian Geny Friedrichsen, de Balneário Piçarras (colégio municipal). Ele recebeu a medalha de ouro, Notebook e certificado.
O aluno Maurício Scandolara Melo, da Escola de Educação Básica Profª.: Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul (Colégio Estadual), foi o Sétimo Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE e o Segundo Classificado de Escola Pública. Dentro das regras da Olímpiada, o aluno recebeu a medalha de ouro, notebook e certificado.
Já o estudante Gustavo Henrique da Silva, da Escola Básica José Theobaldo Utzig, de Pinhalzinho (Colégio Municipal), foi o Décimo Segundo Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE e o Terceiro Classificado de Escola Pública.
Dentro das regras da Olímpiada, o aluno também recebeu a medalha de ouro, notebook e certificado.
A professora Fernanda de Souza Pereira, da Escola Educação Básica São Tarcísio, de São Bonifácio (Colégio Estadual),foi a Campeã Geral entre os 169 professores inscritos, pois além de concluir a capacitação, teve a maior quantidade de alunos medalhistas.
Dentro das regras da Olímpiada, a professora recebeu notebook, certificado e uma viagem a Brasília para a cerimônia de premiação nacional da 2ª ONEE, na sede da Aneel.
E a Escola Básica José Theobaldo Utzig, de Pinhalzinho, colégio municipal,foi o grande destaque da 2ª ONEE pela quantidade expressiva de medalhas. Foram 45 de ouro, 38 de prata e 12 de bronze.
Participaram da disputa estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.
A ONEE aposta em técnicas de “gamificação”, que aplicam instrumentos de jogos em provas e desafios. Os participantes da competição aprendem sobre maneiras de adotar a eficiência energética no cotidiano, tudo isso de maneira dinâmica e divertida.
A olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), coordenada pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e realizada por concessionárias de energia que operam em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. A disputa incluiu a formação de professores em uma plataforma digital, a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas para aferição do aprendizado. Em números nacionais, participaram da 2ª ONEE, em 2022, 197 mil alunos, 9.179 professores e 2.923 escolas.
Os principais colégios premiados com Notebooks e medalhas em Santa Catarina foram:
1°) Colégio Santa Rosa de Lima em Lages (Colégio Particular)
Contemplado com 13 medalhas de Ouro, 03 de Prata e 09 de Bronze.
É do colégio Santa Rosa de Lima que saiu a Campeã Estadual Geral da 2ª ONEE, à aluna Evelin Fernandes Wegner. Ela recebeu a medalha de Ouro, Notebook, certificado, bolsa de estudo de R$ 3.000,00 e uma viagem a Brasília, para participar da cerimônia de premiação dos vencedores de cada estado na sede da ANEEL.
2°) Centro Integrado de Ensino Fundamental Profª.: Mirian GenyFriedrichsen, de Balneário Piçarras (Colégio Municipal)
Contemplado com 01 medalha de Ouro e 03 medalhas de Prata.
É do centro integrado que saiu o Segundo Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE, o aluno Lorenzo Forte. Ele recebeu a medalha de Ouro, Notebook e certificado
3°) Colégio Marista São Francisco EI EF EM, de Chapecó (Colégio Particular)
Contemplado com 4 medalhas de Ouro, 2 medalhas de Prata e 4 de Bronze.
Foi do colégio Marista que saiu o Terceiro Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE, o aluno Pietro Cozzer. Ele recebeu a medalha de Ouro, Notebook e certificado
7°) Escola de Educação Básica Profª.: Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul (Colégio Estadual)
Contemplado com 01 medalha de Ouro.
O aluno Maurício Scandolara Melo foi o Sétimo Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE e o Segundo Classificado de escola pública. Dentro das regras da Olímpiada, o aluno recebeu a medalha de Ouro, Notebook e certificado.
12°) Escola Básica José TheobaldoUtzig, de Pinhalzinho(Colégio Municipal)
Contemplado com 45 medalhas de Ouro, 38 medalhas de Prata e 12 medalhas de Bronze, o colégio foi o grande destaque da 2ª ONEE pela quantidade expressiva de medalhas de Ouro e Prata.
O aluno Gustavo Henrique da Silva foi o Décimo Segundo Lugar Geral Estadual da 2ª ONEE e o Terceiro Classificado de escola pública. Dentro das regras da Olímpíada, o aluno recebeu a medalha de Ouro, Notebook e certificado.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.