Notícias

ONLYOFFICE Docs: um exemplo real de como o ChatGPT pode ser usado como parte de um pacote de escritório

O burburinho em torno do ChatGPT e outros chatbots semelhantes inevitavelmente produz uma pergunta sobre sua aplicação prática. As ferramentas de IA, como o ChatGPT, são apenas serviços autônomos projetados para fins específicos, por exemplo, geração de código ou redação? Ou eles podem se tornar parte de sistemas e soluções de software mais complexos, facilitando a execução de tarefas rotineiras?

Já existem extensões especiais para navegadores da web, como Chrome, Microsoft, Firefox ou Edge, que permitem inserir suas perguntas e obter as respostas propostas pelo ChatGPT. Isso torna o processo de busca de informações o mais fácil possível, mesmo que você não precise confiar em todas as informações fornecidas pelo chatbot.

Outra direção promissora é a implementação de ferramentas de IA em software de escritório. Neste artigo, você aprenderá como usar o ChatGPT ao editar e colaborar em documentos no ONLYOFFICE Docs, uma alternativa de código aberto ao Google Docs e Microsoft 365.

O que é o ONLYOFFICE Docs e por que ele merece sua atenção?

ONLYOFFICE Docs (https://www.onlyoffice.com/pt/office-suite.aspx) é um aplicativo relativamente novo no mercado de software de escritório. Embora tenha sido desenvolvido desde 2012, não é tão popular quanto os produtos feitos pelos gigantes da tecnologia, Google Docs e Microsoft 365. No entanto, o ONLYOFFICE Docs tem alguns trunfos na manga.

Em primeiro lugar, o ONLYOFFICE Docs é uma ferramenta de software de código aberto cujo código-fonte está disponível para todos no GitHub, a maior plataforma de desenvolvimento de software online usada para armazenar, rastrear e colaborar em projetos de software.

Em segundo lugar, o ONLYOFFICE Docs fornece todas as ferramentas necessárias para lidar com os arquivos de escritório mais populares, incluindo documentos de texto, planilhas, apresentações, formulários digitais e até mesmo arquivos PDF, tudo em um único pacote.

Em terceiro lugar, usando esta suíte de escritório, você pode facilmente abrir, editar e colaborar em qualquer arquivo Word, Excel e PowerPoint devido à sua compatibilidade nativa com OOXML (DOCX, XSLX e PPTX), provavelmente as extensões de arquivo mais amplamente aceitas para documentos de escritório.

Em quarto lugar, o ONLYOFFICE Docs possibilita a criação de um ambiente colaborativo seguro, permitindo a edição e coautoria de documentos em várias plataformas de negócios. Alguns dos exemplos de integração mais proeminentes são Nextcloud, SharePoint, WordPress, Seafile, ownCloud, Alfresco, Confluence, Jira, Redmine, etc. Graças à sua API aberta e suporte WOPI, o ONLYOFFICE Docs pode ser incorporado a qualquer aplicativo de software baseado na web.

Por fim, o ONLYOFFICE Docs vem com aplicativos gratuitos para Windows, Linux, macOS, iOS e Android, que permitem que você acesse seus documentos e colabore neles de qualquer dispositivo e em todas as plataformas: web, desktop e móvel.
Depois de examinar os benefícios do ONLYOFFICE Docs, vamos descobrir como usar o ChatGPT no ONLYOFFICE Docs.

ONLYOFFICE Docs e ChatGPT: como habilitar o chatbot

O ChatGPT, um chatbot de IA fácil de usar que é capaz de manter conversas como um ser humano, está disponível em todas as versões do ONLYOFFICE Docs. Você pode usar a ferramenta AI na versão auto-hospedada da suíte e na versão baseada em nuvem. O ONLYOFFICE Desktop Editors também oferece suporte ao chatbot.

Para ter acesso à funcionalidade do ChatGPT, você precisa instalar o plug-in correspondente por meio do gerenciador de plug-ins, que pode ser encontrado na barra de ferramentas superior. Tudo o que você precisa fazer agora é abrir a guia Plug-ins e clicar no botão Gerenciador de plug-ins. Você verá todos os plug-ins de terceiros disponíveis para o ONLYOFFICE Docs. Navegue pela lista e encontre o ChatGPT. Clique no botão Instalar e o ícone ChatGPT aparecerá instantaneamente na guia Plug-ins. Agora você pode fechar o Gerenciador e clicar em ChatGPT para acessar o serviço de chatbot.

Ao clicar no ícone do plug-in, você verá a interface do ChatGPT no painel esquerdo. Agora você precisa inserir uma chave de API para poder usar o chatbot. Você pode comprar uma chave de OpenAI(https://openai.com/api/).

Insira sua chave de API no campo correspondente e clique no botão Salvar. Agora você pode usar o chatbot enquanto edita seus documentos. Você pode acessá-lo a qualquer momento clicando em seu ícone na guia Plug-ins.

Para sua conveniência, você pode tentar definir a configuração do plug-in alterando seus parâmetros. Por exemplo, o parâmetro Model permite selecionar o modelo AI mais adequado para processar seus prompts e fornecer respostas precisas, e o parâmetro Maximum length é o número de tokens de resposta usados nas respostas fornecidas pelo ChatGPT.

Tente ajustar os parâmetros de diferentes maneiras para aproveitar ao máximo a funcionalidade do chatbot.

Como usar o ChatGPT: alguns cenários comuns

Agora que você tem o plug-in ChatGPT instalado e configurado corretamente, pode começar a interagir com o chatbot. Imagine que você precisa saber como é o clima na Austrália. Abra o plug-in, insira sua solicitação no campo de texto e clique no botão Enviar.

O chatbot processará sua solicitação e inserirá a resposta no documento como texto simples:

Há algumas outras coisas que o ChatGPT pode fazer por você no ONLYOFFICE Docs. Por exemplo:

Redação de redações;
Encontrar informações para suas apresentações;
Tradução de textos para línguas estrangeiras;
Verificar textos quanto a erros de gramática e estilo;
Escrever trechos de código;
Inserção de imagens e assim por diante.

    Apenas um lembrete amigável: não importa que tipo de tarefa você vai realizar com o ChatGPT, você não deve confiar cegamente em suas respostas. O ChatGPT é apenas um assistente de IA útil, não a panacéia para todos os problemas.


    Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

    Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.