O ônibus de prevenção da violência contra a mulher, conhecido como Ônibus Lilás, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, está percorrendo cidades de Santa Catarina para conscientizar sobre a violência contra a mulher. O primeiro município a ser visitado foi Santa Cecília.
Na cidade, a SAS, por meio da Gerência de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura realiza ações na área da educação. A programação foi organizada com a equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos envolverão alfredenses de ambos os sexos que, além de conhecer o ônibus, assistirão a uma palestra e recebendo materiais impressos informativos sobre o tema.
A programação em parceria com os municípios, que oferecem o projeto Rede Catarina através da Segurança Pública, contará com policiais femininas que realizarão blitz com orientações. A programação também prevê outras atividades, como roda de conversa, atendimento do Cras e Creas itinerante, atualização gratuita do documento de identidade nacional, oficinas de artesanato e entrega de materiais impressos informativos referentes à temática.
Débora Barbosa, Gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, órgão do Governo do Estado, ressalta que neste mês de março a intenção da SAS é estar junto aos municípios articulando ações de sensibilização para garantia dos direitos das mulheres. “Nossa proposta é estabelecer um diálogo com os municípios para a implementação de políticas de enfrentamento a violência contra a mulher. Para que possamos efetivar iniciativas que modifiquem uma cultura que as violenta, nosso anseio é que estas atividades sejam um espaço de acolhida e garantia de direitos”, afirmou.
A Secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, completa dizendo que além de Santa Cecília e Lebon Régis o Ônibus Lilás vai a outros dois municípios catarinenses. “Ele estará em Alfredo Wagner no dia 27 de março e no dia 28 em São Joaquim desenvolvendo atividades de combate a violência contra a mulher”.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.