A Missa neste domingo de Ramos foi na Matriz, mas nem por isso os moradores do Estreito deixaram de comemorar o início da Semana Santa.
A celebração ocorreu pela manhã neste domingo e constou de bênção dos ramos, procissão e celebração da Palavra.
O Domingo de Ramos começou na Igreja de Jerusalém aproximadamente no final do século III. As celebrações consistiam em hinos, orações e leituras da Bíblia enquanto as pessoas passavam pelos muitos lugares sagrados da cidade.
O ponto final da celebração era no local da ascensão de Jesus ao céu. Ali, era lida a passagem bíblica da vitoriosa entrada de Jesus em Jerusalém. Quando o crepúsculo se aproximava, o povo voltava à cidade declarando: “Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor”. ( Mateus 21: 9 )
Essa tradição continuou até os séculos VI e VII, quando a benção cerimonial das palmeiras foi incluída. No século VIII, uma procissão matinal substituiu a que se fazia à noite.
Domingo de Ramos é o domingo em que lembramos e celebramos o momento em que Jesus entrou em Jerusalém como Salvador e Rei.
Quando Jesus montou um jumento na cidade de Jerusalém, uma grande multidão se reuniu e colocou folhas de palmeiras e suas capas na estrada, dando tratamento real a Jesus. As centenas de pessoas gritaram “Hosana ao Filho de Davi! Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no céu mais alto!”
Logo após o Domingo de Ramos, começa a Semana Santa, onde seremos constantemente lembrados do significado e valor para nossas vidas hoje. Aquele dia foi um dos mais importantes na história da humanidade, quando Jesus começou sua jornada em direção à cruz.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.