Notícias Saúde

Fonoaudióloga reúne-se com pais e professores para tratar sobre Autismo

Pais e professores do Centro de Educação Infantil do Município de Bom Retiro/SC reuniram-se nas noites 29 e 30 de março para palestra com a fonoaudióloga Kariane Eliza Souza sobre o Transtorno do Expectro Autista.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo).

No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.

No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce, e consequentemente iniciar uma intervenção prematura, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo, para termos ideia da dimensão dessa realidade no Brasil. E mudá-la.

É neste contexto que se enquadra as palestras proferidas pela fonoaudióloga Kariane que comemora com um belo sorriso: “Esse sorriso é resultado de satisfação por ter plantado a semente da informação sobre o desenvolvimento infantil e seus possíveis transtornos para pais e professores dos Centros de Educação Infantil do Município de Bom Retiro/SC“.

Afirma a fonoaudióloga que “precisamos olhar para as crianças com mais atenção. A cada ano que passa, aumentam os casos de transtornos do desenvolvimento, como o Autismo“.

Através do conhecimento, podemos transformar vidas, com amor, empatia e respeito“, conclui Kariane em sua publicação no Instagram.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.