Turismo

Pesquisa global da YouGov mostra que 67% das pessoas planejam fazer uma viagem em 2023

Após a pandemia, 43% do público está à procura de experiências de viagem mais significativas

Uma das indústrias que mais sentiu o peso da pandemia da Covid-19, a atividade turística internacional diminuiu 69% em 2021 e 37% em 2022 em comparação com 2019, segundo dados da Organização Mundial do Turismo. Com o retorno às atividades regulares, esta indústria está pronta para uma forte recuperação neste ano, o que se reflete em uma pesquisa realizada pela YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, em âmbito Global, atingindo cerca de 17 países entre as Américas, Ásia e Europa. 

De acordo com dados obtidos pela plataforma Global Travel & Tourism Whitepaper 2023, o estudo mostrou que 67% dos consumidores em todo o mundo planejam fazer uma viagem de lazer durante o ano. Além disso, mais de um quarto das pessoas estão planejando pelo menos três viagens ao longo de 2023, seja por motivos de lazer, negócios ou pessoais.

Não só está claro que o relaxamento das medidas de saúde levou os consumidores em todo o mundo a retomarem as atividades turísticas, mas também parece que isso poderia levar a fortes repercussões econômicas. Segundo os dados, 35% dos entrevistados globais concordam que as viagens se tornaram mais importantes desde o início da pandemia Covid-19, especificamente, entre os usuários das Américas, onde a porcentagem é de 31%.

Destinos e empresas de luxo no foco

A recuperação da indústria do turismo que está se configurando para este ano beneficia particularmente os destinos e empresas do nicho de luxo, uma vez que os consumidores afluentes, com renda superior a 200% da média, são os mais interessados em viajar. 

De acordo com a YouGov, este nicho tem mais probabilidade de dizer que é apaixonado pelo turismo do que a média global, 75% vs 64%, que considera as férias e viagens mais frequentemente como o tópico que mais lhe interessa 52% vs 42% da média global, e que têm mais probabilidade de viajar pelo menos três vezes por ano do que o público de modo geral 38% vs 28%.

De fato, as diferenças muito cruciais entre esses consumidores afluentes e a média geral já podem ser observadas nas atividades turísticas que eles realizaram nos últimos 12 meses. Por exemplo, os viajantes afluentes têm mais do dobro da probabilidade de terem feito uma viagem de negócios no ano passado do que a população em geral 16% vs. 7%. Eles também são substancialmente mais propensos a gastar mais em férias e viagens após a pandemia do que a média geral 21% vs. 13%”, comenta David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina.

As diferenças são ainda mais marcantes quando se compara a população geral com os viajantes mais jovens, entre 18 e 34 anos. Esses consumidores mais jovens têm quase três vezes mais probabilidade de terem feito uma viagem de trem de luxo nos últimos 12 meses do que o resto da população 9% vs. 3%, e mais do dobro de probabilidade de terem feito uma viagem de negócios do que uma viagem de férias 5% vs. 11%. Quase um em cada 10 jovens consumidores afluentes jovens também dizem ter comprado uma casa de férias, em comparação com os 4% da população em geral.

Turismo que envolva “fugir do barulho e do caos” estão no radar dos mais ricos

Atividades turísticas de luxo que estão no radar desses consumidores afluentes, especialmente, são aquelas que envolvem fugir do barulho e do caos da vida cotidiana. 

Três em cada 10 pessoas nesse nicho dizem estarem dispostas a pagar mais por espaços na natureza ou em um local remoto, privado e isolado, quer estejam comprando uma experiência específica e única 31% ou apenas procurando uma vila/chalé 27%. Quase um quarto desse público, por outro lado, está procurando por visitas guiadas que permitam conhecer e se conectar com a cultura local dos destinos que visitam.

Mas há também um interesse muito claro entre os consumidores afluentes por atividades turísticas de luxo mais tradicionais. 18% deste nicho gostaria de visitar um destino de aventura, 24% gostaria de visitar as cidades mais populares do mundo e pouco mais de um quinto gostaria de experimentar viagens na primeira classe 21% ou experiências gourmet com chefs renomados 23%.

Um em cada 10 viajantes de alta renda até gostaria de viajar em iates particulares ou cruzeiros de luxo, voar em um helicóptero ou jato e alugar um espaço em uma ilha de luxo.

População em geral deseja experiências de viagem de luxo em 2023

Embora não seja surpresa que consumidores mais abastados sejam mais propensos a procurar experiências de viagem de luxo em 2023, o interesse por viagens de luxo é verdadeiramente global. 22% da população mundial diz que buscará destinos com ofertas de luxo para seu próximo destino, e pouco menos de um quarto dará prioridade à busca de serviços de qualidade.

Neste sentido, podemos esperar que, neste ano, além de ser a recuperação do setor turístico em geral, seja também um período de enorme crescimento para as experiências mais exclusivas que a indústria pode oferecer”, finaliza David.

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Sobre a YouGov

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 22 milhões de membros registrados em seu painel. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.


C Quatro Comunica
Thalita Sollazzo
Assessora de Imprensa


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